Notícias

Lançamento do livro ‘A Feira’ encerra atividades do Mês Graciliano Arte

A Feira é o resultado dos diferentes pontos de vista dos dois artistas sobre a feira municipal de Viçosa
Texto de Patrycia Monteiro

O Mês Graciliano Arte está chegando ao fim. E, para fechar com chave de ouro a programação, que faz parte das comemorações dos 200 Anos da emancipação política de Alagoas, a Imprensa Oficial Graciliano Ramos está promovendo o lançamento do livro ‘A Feira’, com crônicas e poesias de Sidney Wanderley e fotografias de Juarez Cavalcanti.

 

O evento será realizado na quarta-feira (19)), às 20h, na Galeria Galpão 422, e contará com um pocket show da cantora e compositora Cris Braun.

 

‘A Feira’ é o resultado dos diferentes pontos de vista dos dois artistas sobre a feira municipal de Viçosa, terra natal de Sidney Wanderley. A obra apresenta os principais personagens e jogos de cena do comércio popular e seu ritual típico nas manhãs de sábado do interior.

 

Repleto de referências literárias, os textos de Sidney Wanderley partem do local para o universal, conferindo humor e reflexão ao ‘caos buliçoso’ e à ‘festa dos sentidos’ tão característicos das feirinhas nordestinas.

 

Já o olhar de Juarez Cavalcanti se despe de qualquer romantismo, revelando uma feira tal como ela é, com abatimento de galinhas, frutas pisoteadas e cachorros devorando sobras no chão.

 

Por outro lado, utilizando o recurso do close fotográfico, Cavalcanti desconstrói imagens, revelando detalhes visuais que passam despercebidos nos artigos típicos, criando novos grafismos e texturas que podem confundir o olhar e até causar estranheza no leitor.

 

Segundo a antropóloga Rachel Rocha, professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), autora da apresentação do livro, esta é uma obra literária nada óbvia.

 

“Os livros de fotopoemas geralmente não surpreendem. Página a página, cumprem a promessa ilustrativa de redundar a palavra escrita ou, ao contrário, de legendar imagens. ‘A Feira’ não. É uma obra dentro da obra. Feito a quatro mãos, o livro traz todas as impressões digitais, emocionais e intelectuais de seus autores. Para os habituados à palavra fácil, aviso: nele há muita sofisticação; para os que olham de relance, previno: apurem a vista e voltem a olhar”, descreve Rachel Rocha.

 

‘A Feira’ é o segundo título de Sidney Wanderley publicado pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos. Em 2014, o livro ‘A Cidade’, também sobre Viçosa, foi lançado pela editora. A trajetória literária do escritor começou em 1978, quando ainda era um estudante de Medicina, sem vocação, depois de escrever um ensaio sobre a temática do suicídio na obra do poeta Carlos Drummond de Andrade.

 

O texto, vencedor de um concurso da Academia Alagoana de Letras, chamou a atenção do próprio Drummond, que passou a trocar cartas com ele até 1987, ano de sua morte.

 

A primeira missiva veio acompanhada de um poema intitulado ‘Convite ao Suicídio’, dedicado a Mário de Andrade, que até então não havia sido publicado em livro. “Achei realmente interessante o ângulo sob o qual você considerou os meus livros. O aspecto analisado, que me lembre, não fora ainda objeto de exame”, afirmou Drummond. No conteúdo da carta, o mineiro revelou que a dedicatória do poema causou sofrimento a Mário de Andrade. “Foi, de fato, uma ideia infeliz da minha parte”.

 

Sidney Wanderley é autor de diversos livros, entre eles Dias de Sim (2012),Chuva e Não (2009), Entropia (2004) e Poemas post-húmus (1991) que motivou a aproximação dele do escritor paulista Raduan Nassar, que passou a escrever-lhe cartas, iniciando uma influente e longa amizade.

 

Nascido em Maceió, o fotógrafo Juarez Cavalcanti se formou Engenharia Eletrônica pela PUC-RJ, mas nunca exerceu a profissão. Ainda na faculdade começou a fotografar para jornais e revistas de grande circulação nacionais como Folha de São Paulo e Isto É, trabalhando como colaborador em publicações da Editora Abril e da Globo. Ele é autor do livro ‘Coruripe – Árvores da Mata Atlântica’, com texto de apresentação do jornalista Xico Sá.

 

Mais informações com Mário Lima, assessor e repórter especial da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, pelos telefones (82) 9. 8818-3722 ou 9. 9400-4535, ou com Patrycia Monteir, coordenadora editorial da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, pelo telefone (82) 9.8883-7609.

Artigos relacionados
Notícias

Cartilha dá dicas para turistas em viagens de carro

Os ministérios da Justiça e do Turismo lançaram uma cartilha que pretende ajudar os turistas, enquanto consumidores, que fazem uso…
Notícias

Seminário discute Corredor Bioceânico para integração da América do Sul

Um encontro iniciado, ontem, em Campo Grande (MS), com representantes do Paraguai, Argentina, Chile e Brasil discutirá a “Integração dos…
Notícias

Recife: Secretaria de Turismo inova com exibição de miniwebsérie e inclusão

Uma forma divertida de encantar os moradores do Recife e atrair a atenção dos turistas foi o mote que impulsionou…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.




Enter Captcha Here :