Mais de 180 homens da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), juntamente com outros órgãos de Segurança Pública, atuaram em ações preventivas para dar segurança a mais de mil atletas e 15 mil turistas que participaram na manhã de domingo (6) da edição “IronMan 70.3 Alagoas”. Os vitoriosos garantiram vagas para o mundial de 2018, em Nelson Mandela Bay, na África do Sul.
O esquema de policiamento teve início no sábado (5), com a realização do IronKids, onde 200 crianças (até 12 anos) fizeram um percurso de corrida de até 1 km, sem cunho competitivo. No mesmo dia aconteceu o congresso técnico, entrega de kits, entre outras atividades do evento principal.
Desde as 3h de domingo, equipes do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e da SMTT já estavam presentes no local para garantir o isolamento da área. A prova teve início por volta das 6h, na praça Multieventos, na Praia de Pajuçara, com o percurso de natação de uma volta, mais precisamente 1,9 km.
Após a natação, os atletas fizeram um percurso de 90 km de ciclismo, composto por duas voltas iguais em direção à Praia do Francês e a conclusão da prova foi uma meia maratona (21 km) em voltas pela Praia da Pajuçara. Durante todo o transcorrer das provas, o efetivo da PM foi distribuído, nas modalidades a pé e motorizado, garantindo a segurança dos corredores e do público que saiu de suas casas para prestigiar a competição.
O comandante do policiamento, major Felipe Lins, reafirmou o compromisso da corporação em prestar um atendimento de excelência à população e competidores de maneira geral. Ele frisou ainda que nenhuma ocorrência foi registrada em toda a prova, sendo agraciado com a placa ‘Amigo do IronMan’ pelo trabalho e dedicação durante todo o transcorrer do evento.
“Alagoas já vem realizando uma série de eventos que tem mostrado o potencial dos nossos atletas e da nossa cidade para receber as competições. Para mim, foi gratificante comandar a segurança de um acontecimento de tão grande magnitude. Compartilho o prêmio recebido a todos os policiais militares que trabalharam nesse dia, bem como aos demais órgãos que somaram junto conosco e assim conseguimos cumprir a missão”, exaltou o oficial, gestor do BPTran.
Participaram ainda do esquema de segurança o 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz); o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL); a Guarda Municipal; a Marinha; a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT); a Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a Eletrobrás e o Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER/AL).