Notícias

Rede de proteção Socioassistencial é fortalecida com inauguração de Creas

Secretário Fernando Pereira lembrou que, em 2016, a Seades aprovou o plano de municipalização dos Creas em AL possibilitandoa criação de 40 novos Centros
Texto de Renata Bello

Um momento muito aguardado pelos profissionais que trabalham com a assistência social. Foi assim que o secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Fernando Pereira, definiu a inauguração da primeira sede do Centro de Referencial Especial da Assistência Social (Creas) de Satuba, que aconteceu na tarde dessa quinta-feira (17).

 

A unidade assistencial, que já funcionava nas dependências do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), passa agora a ter sua própria estrutura para atender e acompanhar famílias e indivíduos em risco social.

 

Durante a solenidade, o secretário Fernando Pereira lembrou que, em 2016, a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) aprovou o plano de municipalização dos Creas em Alagoas, o que possibilitou a criação de 40 novos Centros.

 

“Em 2016, o Fecoep [Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza] aprovou a liberação de R$ 1,2 milhão destinados exclusivamente para instalação dos serviços dos 40 novos Creas. E, hoje, pude ver pessoalmente como o aporte mensal é importante e faz a diferença para dar continuidade a ampliação das ações de Proteção Social  Especial realizadas no Estado”, disse o secretário.

 

 

Na avaliação do prefeito Paulo Acioly, a inauguração do Creas é uma vitória possível devido a parceria entre município e governo estadual, que juntos conseguem fortalecer políticas públicas em diversas áreas, beneficiando, em especial, a população em situação de vulnerabilidade

 

“As comunidades atendidas por este Centro terão maior e melhor acompanhamento em um espaço amplo e estruturado. O trabalho aqui é feito de forma intersetorial, garantindo que o indivíduo que teve seu direito violado, receba orientação e apoio especializado”, disse o prefeito.

 

 

Creas

O Creas é uma Unidade Pública Estatal e faz parte da Proteção Social Especial do Sistema Único de Assistência Social(SUAS). Tem como objetivo construir um espaço para acolhimento de famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, priorizando a reconstrução de suas relações familiares.

Artigos relacionados
Notícias

Cartilha dá dicas para turistas em viagens de carro

Os ministérios da Justiça e do Turismo lançaram uma cartilha que pretende ajudar os turistas, enquanto consumidores, que fazem uso…
Notícias

Seminário discute Corredor Bioceânico para integração da América do Sul

Um encontro iniciado, ontem, em Campo Grande (MS), com representantes do Paraguai, Argentina, Chile e Brasil discutirá a “Integração dos…
Notícias

Recife: Secretaria de Turismo inova com exibição de miniwebsérie e inclusão

Uma forma divertida de encantar os moradores do Recife e atrair a atenção dos turistas foi o mote que impulsionou…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.




Enter Captcha Here :