Notícias

Rede de proteção Socioassistencial é fortalecida com inauguração de Creas

Secretário Fernando Pereira lembrou que, em 2016, a Seades aprovou o plano de municipalização dos Creas em AL possibilitandoa criação de 40 novos Centros
Texto de Renata Bello

Um momento muito aguardado pelos profissionais que trabalham com a assistência social. Foi assim que o secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Fernando Pereira, definiu a inauguração da primeira sede do Centro de Referencial Especial da Assistência Social (Creas) de Satuba, que aconteceu na tarde dessa quinta-feira (17).

 

A unidade assistencial, que já funcionava nas dependências do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), passa agora a ter sua própria estrutura para atender e acompanhar famílias e indivíduos em risco social.

 

Durante a solenidade, o secretário Fernando Pereira lembrou que, em 2016, a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) aprovou o plano de municipalização dos Creas em Alagoas, o que possibilitou a criação de 40 novos Centros.

 

“Em 2016, o Fecoep [Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza] aprovou a liberação de R$ 1,2 milhão destinados exclusivamente para instalação dos serviços dos 40 novos Creas. E, hoje, pude ver pessoalmente como o aporte mensal é importante e faz a diferença para dar continuidade a ampliação das ações de Proteção Social  Especial realizadas no Estado”, disse o secretário.

 

 

Na avaliação do prefeito Paulo Acioly, a inauguração do Creas é uma vitória possível devido a parceria entre município e governo estadual, que juntos conseguem fortalecer políticas públicas em diversas áreas, beneficiando, em especial, a população em situação de vulnerabilidade

 

“As comunidades atendidas por este Centro terão maior e melhor acompanhamento em um espaço amplo e estruturado. O trabalho aqui é feito de forma intersetorial, garantindo que o indivíduo que teve seu direito violado, receba orientação e apoio especializado”, disse o prefeito.

 

 

Creas

O Creas é uma Unidade Pública Estatal e faz parte da Proteção Social Especial do Sistema Único de Assistência Social(SUAS). Tem como objetivo construir um espaço para acolhimento de famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, priorizando a reconstrução de suas relações familiares.

Artigos relacionados
Notícias

Piranhas, destino turístico em Alagoas, recebe investimentos em energia elétrica

Piranhas é um dos principais destinos turísticos de Alagoas,  município localizado a 300 quilômetros de Maceió, no alto Sertão, na…
Notícias

Linha de crédito para o turismo registra mais de 4 mil contratos assinados, preservando cerca de 39 mil empregos

OFundo Geral do Turismo (Fungetur), que viabiliza linhas de crédito específicas para o setor, foi acessado por mais de quatro…
Notícias

Embratur discute incentivo para os municípios

A Confederação Nacional de Municípios (CNM), representada pela área técnica de turismo, participou de uma reunião, na última quinta-feira, 09…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :