Geral

CULTURA NOS MUNICÍPIOS

CULTURA NOS MUNICÍPIOS

Promover e motivar a apresentações culturais é uma dificuldade nos municípios, devido à pressão veiculado pelos meios de comunicação, que empurram “goela abaixo” as piores músicas e práticas culturais existentes, sempre usando a mulher como objeto de exploração sexual, desprezando a importância dela como ser humano. O pior é que as mulheres dão crédito a essa prática nefasta, classificando como “brincadeira”, contribuindo para sua própria desvalorização como ser humano. A boa música, a boa cultura popular e as manifestações artísticas deveriam fazer parte das metas educacionais nas escolas. As feiras da cultura e da ciência estão cada vez mais sendo esquecidas pelos educadores, que ultimamente estão mais interessados pela sobrevivência, lutando pelos reajustes salariais. Alguns novos gestores, entretanto, estão reagindo, dando exemplo de como proporcionar cultura ao povo, como em Porto Calvo e Porto de Pedras, que incentivam nas escolas a tradição cultural. Em Porto de Pedras, o prefeito Henrique Vilela (PSDB) deu prioridade à banda de fanfarra do município, que reuniu jovens que se dedicam ao estudo da música. Em Porto Calvo, o prefeito David Pedrosa investiu no concurso de quadrilhas juninas e agora vai sediar a Oficina Instrumental que vai abranger várias cidades da região Norte do Estado. O evento é uma parceria da Federação das Bandas de Música e Fanfarras de Alagoas (Febamfal) e da Secretaria Municipal de Cultura, coordenado pelo músico Luiz Carlos Sandes Paranhos.

PORTO CALVO

A Oficina Instrumental, em Porto Calvo, será focada nos seguintes instrumentos: clarinete, saxofone, trompete, trombone, trompa, tuba e bombardino e percussão, além de teoria musical. O evento beneficiará interessados das cidades de Porto Calvo, Matriz de Camaragibe, São Luís do Quitunde, Passo de Camaragibe, Japaratinga e demais municípios vizinhos. Grandes instrumentistas alagoanos participarão da oficina.

PENEDO

A cultura e o turismo ganham no dia 15 de setembro um grande presente com a entrega das obras de recuperação da primeira casa de espetáculos de Alagoas, que é o Theatro Sete de Setembro, em Penedo. Inaugurado em 7 de setembro de 1884, o Teatro teve como arquiteto o italiano Luigi Lucariny, que também é responsável pelos traços arquitetônicos do Teatro Deodoro da Fonseca e do Palácio Floriano Peixoto, em Maceió.

PENEDO 2

Penedo consolida-se como o município do turismo cultural e artístico em Alagoas, com um dos acervos arquitetônicos mais lindos do Brasil. O conjunto do Sítio histórico é formado por edificações dos séculos XVII e XVIII. Penedo possuí hoje um equipamento único de hospedagem em Alagoas, que é a pousada do Convento Franciscano. O município está ofertando ao investidores condições especiais.

VIÇOSA

Viçosa começa a voltar a ser destaque em eventos, com a nova gestão administrativa, e no feriado do dia 7 de setembro acontece o Festival da Piaba, em frente ao Santuário da Virgem dos Pobres, às 9h. As inscrições podem ser feitas na Casa da Cultura, e a premiação é de R$ 1 mil. O objetivo é atrair visitantes e amantes da pesca de arremesso.

TRAIPU

O município de Traipu adquiriu, através do Consórcio Municipal do Sul, um grande lote de medicamentos para serem distribuídos nos postos de saúde. O prefeito Eduardo Tavares vem se esforçando para suprir os problemas herdados na área de saúde. Aos poucos os serviços públicos no municípios começam a funcionar, já que antes o atendimento era precário.

JACUÍPE

Vários prédios públicos do município de Jacuípe foram recuperados pela atual administração, começando pelo almoxarifado e a garagem pública. Um dos problemas que mais necessitava de solução era o acesso ao Conjunto Amaro Félix, onde estão as principais unidades de ensino do município. A prefeitura recuperou todo o acesso com piçarra, viabilizando o transporte escolar.

PÃO DE AÇÚCAR

As alunas do curso de Agroindústria do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Batalha, Ranny de Farias Gomes, Bárbara Ianca Gomes Lima, Laylla Larissa Cordeiro Santos, Carla Milena Silva Feitosa e Maria José Pereira de Aquino foram selecionadas e representarão a cidade e o estado no maior evento das ciências sociais do continente, o ALAS 2017, em Montevidéu, no Uruguai, em dezembro deste ano.

BATALHA

A 35 ª Expo Batalha começa a partir do dia 27 de setembro, encerrando no dia 30 com várias atrações musicais. A programação, que já foi divulgada, conta com a realização de palestras, que visam melhorar o desempenho técnico nas atividades agropecuárias. Organizada pela prefeitura de Batalha, a exposição contará este ano com uma nova estrutura. O parque Mair Amaral, sede do evento, está sendo completamente reformado, além de ganhar novas vias internas que irão facilitar o acesso do público e dos expositores.

POR MOZART LUNA

Artigos relacionados
CotidianoGeral

Câmara aprova requerimento de Thiago ML que pede reabertura da feira de gado em Arapiraca

Durante a primeira sessão da Câmara Municipal de Arapiraca, após o recesso parlamentar, o presidente Thiago ML apresentou requerimento solicitando…
Geral

Selo Turismo Responsável ajuda a posicionar destinos brasileiros como seguros

adoção de medidas de biossegurança nos empreendimentos e destinos turísticos se tornaram imprescindíveis diante da pandemia de Covid-19. Disponibilização de…
DestaquesGeral

Convocação: Encontro de secretários de turismo em Brasília

Os secretário de turismo do Brasil estão sendo convocados pela Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur) para…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :