ALAGOAS

Governador e prefeita de Batalha reinauguram Parque de Exposições Mair Amaral

Exposição acontece desde a quarta-feira (27), a 35ª Expo Bacia Leiteira, feira de exposições agropecuária
Texto de Severino Carvalho

O governador Renan Filho e a prefeita de Batalha, Marina Dantas, reinauguraram, neste sábado (30), o Parque de Exposições Mair Amaral, No município. O equipamento foi reformado e passou por uma ampla reestruturação. No local, acontece desde a quarta-feira (27), a 35ª Expo Bacia Leiteira, feira de exposições agropecuária.

 

“Fico muito feliz em saber que depois de seis anos, em parceria com o Governo do Estado, conseguimos resgatar essa grande festa, que beneficia não somente Batalha, mas toda a Bacia Leiteira”, afirmou Marina Dantas.

Márcio Ferreira

Segundo os organizadores, cerca de 100 mil pessoas devem frequentar a 35ª Expo Bacia Leiteira nesta edição. São mais de 100 expositores, 60 deles só de animais, entre bovinos, equinos e caprinos.

 

Máquinas e implementos agrícolas também ficam expostos para a comercialização. Shows musicais e um torneio leiteiro integram a programação do evento. Os proprietários dos animais vencedores foram premiados neste sábado com cheques e troféus.

Márcio Ferreira

A estimativa é de que a feira agropecuária movimente cerca de R$ 2 milhões nos quatro dias de evento, atraindo participantes de pelo menos 12 municípios da região e de estados como Pernambuco e a Paraíba. “Essa é sem dúvidas a maior exposição de gado de leite do Nordeste”, cravou o presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (Aca), Domício Silva.

 

Ao lado do secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, do senador Renan Calheiros e da prefeita de Batalha, o governador também inaugurou o Centro de Capacitação da Seagri, que funciona dentro do Parque Mair Amaral.

Márcio Ferreira

“Será um Centro de Capacitação para inseminação artificial, para a transferência de embriões, para o melhoramento genético. Batalha é uma referência nacional na produção de leite e de derivados. São mais de 30 mil pequenos produtores espalhados ao longo dessa região. O Governo do Estado, em parceria com a prefeitura de Batalha, resgata essa feira de exposição agropecuária com o Parque Mair Amaral 100% revitalizado”, declarou Renan Filho.

 

Ele garantiu que mesmo com a dificuldade criada pelo Governo Federal, que não repassa os recursos ou os envia de forma espaçadamente, o Estado vai manter o Programa do Leite. Outro que continuará, mas com uma formatação diferente, será o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que passará a ser estadual.

Márcio Ferreira

“Por solicitação do senador Renan Calheiros, vamos lançar no dia 16 de outubro o Programa de Aquisição de Alimentos Estadual com R $ 15 milhões de recursos do Tesouro Estadual para adquirir produtos da agricultura familiar. O Governo Federal praticamente acabou com o PAA, diminuiu o Programa de R$ 27 milhões para R $ 2 milhões. Então, aquele agricultor familiar que produzia e vendia para o PAA perdeu essa fonte de renda. Nós vamos garantir a aquisição dos alimentos produzidos no campo. É um Programa muito importante”, disse o governador.

 

Prestigiaram, ainda, o evento o presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, Luiz Dantas; e os secretários  de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral; e de Educação, Luciano Barbosa  (vice-governador); além do deputado federal Givaldo Carimbão, dentre outras autoridades.

Artigos relacionados
ALAGOAS

Visita técnica inicia trabalho colaborativo para requalificação da Serra da Barriga em União dos Palmares

Uma equipe representando diversos órgãos do Governo Federal, Governo de Alagoas, Prefeitura Municipal e Universidade Federal de Alagoas (Ufal) deu…
ALAGOAS

Crédito do Trabalhador: um ano de conquistas para os microempresários do turismo alagoano

Uma das principais atividades econômicas do estado, sinônimo de transformação social através da geração de emprego e renda, o turismo…
ALAGOAS

Capital alagoana é o segundo destino nacional mais buscado para as férias de julho

O Destino Alagoas segue na preferência dos viajantes brasileiros. Em pesquisa divulgada pela Decolar, agência de viagens líder da América…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :