Notícias

Estudantes de Engenharia visitam obras de duplicação da AL-101 Norte, em Jacarecica

Alunos receberam informações sobre o desenvolvimento da obra, desde o início do projeto, a estrutura do equipamento, dificuldades encontradas na região, além de dados técnicos
Texto de Marcio Chagas

A duplicação da AL-101 Norte, em Jacarecica, recebeu a visita de alunos do sexto ao oitavo período do curso de Engenharia Civil da Universidade Tiradentes (Unit), na manhã desta terça-feira (3). Os estudantes tiveram a oportunidade de ver o processo de evolução da maior obra de mobilidade urbana que vem sendo realizada pelo Governo de Alagoas na capital alagoana.

 

Os futuros engenheiros iniciaram a visita no canteiro de obras da duplicação, que também contempla o viaduto de Jacarecica. Nele, receberam uma palestra do secretário executivo de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Alcides Tenório, e do engenheiro e superintendente de Obras Metropolitanas, Aderval Brandão, sobre todo o desenvolvimento da obra, desde o início do projeto, a estrutura do equipamento,as  dificuldades encontradas na região, além de informações técnicas.

 

(Fotos: Adaílson Calheiros)

 

“A visita é importante porque o estudante, quando está na faculdade, aprende apenas a teoria. Aqui ele pode debater, na prática, as mudanças feitas na obra”, explicou Aderval Brandão.

 

O estudante Rodrigo Moura, que está no oitavo período do curso, confessou que a duplicação da AL-101 Norte é primeira construção de grande porte que ele teve a oportunidade de visitar.

 

“É diferente daquelas que estamos acostumados a ver em Maceió. Essa visita gera um conhecimento muito grande, dando para ver o que estudamos na sala de aula sendo colocado em prática. Estou acrescentando muita coisa a minha formação, porque, particularmente, nunca conheci uma obra desse porte. Aqui podemos ver de perto os desafios de um trabalho tão grande”, disse.

 

(Fotos: Adaílson Calheiros)

 

Os alunos ainda puderam conhecer de perto os três trechos de implantação da duplicação, que acontecerão simultaneamente, passando pelos locais que tiveram a rede elétrica realocada, o andamento da construção das galerias celulares até chegarem ao ponto onde está sendo construído o viaduto.

 

O professor da Unit, Adelmo Martins, elogiou o espaço aberto para a visita dos estudantes e destacou a importância de uma ação como essa para o futuro profissional dos que estão em formação.

 

“A ideia é aproximar o que temos em sala, o que é aprendido na teoria. Eles possam ver de forma real e como está sendo aplicada. Com uma obra dinâmica, eles aprendem muito e têm uma dimensão de todo o trabalho que é feito”, destacou.Depois de concluída, a duplicação contará com ciclovia, iluminação pública, canteiro central, drenagem. Para a duplicação foi aplicado o conceito de via urbana, priorizando, assim, o transporte público e o não motorizado. O primeiro trecho da obra começa em Cruz das Almas e segue até o início de Garça Torta, totalizando 5,8 km.

Artigos relacionados
Notícias

Governo lança editais para diagnóstico e fortalecimento do turismo fronteiriço na Região Norte

O Ministério do Turismo, em parceria com a representação da UNESCO no Brasil, publicou três editais para a contratação de…
HOTELARIANotícias

Governo Trump ordena que ICE suspenda prisões de imigrantes em hotéis

O governo Trump ordenou que agentes de imigração suspendessem as prisões em fazendas, restaurantes e hotéis, depois que o presidente…
Notícias

ONU Turismo e CAF irão premiar iniciativas voltadas ao turismo indígena sustentável na América Latina e Caribe

Estão abertas, até o dia 15 de junho, as inscrições para o Desafio de Turismo Indígena para a América Latina…