Notícias

Estudantes de Engenharia visitam obras de duplicação da AL-101 Norte, em Jacarecica

Alunos receberam informações sobre o desenvolvimento da obra, desde o início do projeto, a estrutura do equipamento, dificuldades encontradas na região, além de dados técnicos
Texto de Marcio Chagas

A duplicação da AL-101 Norte, em Jacarecica, recebeu a visita de alunos do sexto ao oitavo período do curso de Engenharia Civil da Universidade Tiradentes (Unit), na manhã desta terça-feira (3). Os estudantes tiveram a oportunidade de ver o processo de evolução da maior obra de mobilidade urbana que vem sendo realizada pelo Governo de Alagoas na capital alagoana.

 

Os futuros engenheiros iniciaram a visita no canteiro de obras da duplicação, que também contempla o viaduto de Jacarecica. Nele, receberam uma palestra do secretário executivo de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Alcides Tenório, e do engenheiro e superintendente de Obras Metropolitanas, Aderval Brandão, sobre todo o desenvolvimento da obra, desde o início do projeto, a estrutura do equipamento,as  dificuldades encontradas na região, além de informações técnicas.

 

(Fotos: Adaílson Calheiros)

 

“A visita é importante porque o estudante, quando está na faculdade, aprende apenas a teoria. Aqui ele pode debater, na prática, as mudanças feitas na obra”, explicou Aderval Brandão.

 

O estudante Rodrigo Moura, que está no oitavo período do curso, confessou que a duplicação da AL-101 Norte é primeira construção de grande porte que ele teve a oportunidade de visitar.

 

“É diferente daquelas que estamos acostumados a ver em Maceió. Essa visita gera um conhecimento muito grande, dando para ver o que estudamos na sala de aula sendo colocado em prática. Estou acrescentando muita coisa a minha formação, porque, particularmente, nunca conheci uma obra desse porte. Aqui podemos ver de perto os desafios de um trabalho tão grande”, disse.

 

(Fotos: Adaílson Calheiros)

 

Os alunos ainda puderam conhecer de perto os três trechos de implantação da duplicação, que acontecerão simultaneamente, passando pelos locais que tiveram a rede elétrica realocada, o andamento da construção das galerias celulares até chegarem ao ponto onde está sendo construído o viaduto.

 

O professor da Unit, Adelmo Martins, elogiou o espaço aberto para a visita dos estudantes e destacou a importância de uma ação como essa para o futuro profissional dos que estão em formação.

 

“A ideia é aproximar o que temos em sala, o que é aprendido na teoria. Eles possam ver de forma real e como está sendo aplicada. Com uma obra dinâmica, eles aprendem muito e têm uma dimensão de todo o trabalho que é feito”, destacou.Depois de concluída, a duplicação contará com ciclovia, iluminação pública, canteiro central, drenagem. Para a duplicação foi aplicado o conceito de via urbana, priorizando, assim, o transporte público e o não motorizado. O primeiro trecho da obra começa em Cruz das Almas e segue até o início de Garça Torta, totalizando 5,8 km.

Artigos relacionados
Notícias

Abertas as inscrições do curso em autismo e inclusão para profissionais de turismo

O Ministério do Turismo abriu inscrições para a 2ª edição do curso gratuito “Autismo, Acessibilidade e Inclusão”, realizado em parceria…
Notícias

Destinos de natureza brasileiros têm recorde de visitação em 2021

Após um ano de retomada gradual das atividades turísticas, alguns destinos de natureza do país registraram recorde de visitação em…
Notícias

Pesquisa mostra que população é favorável ao "passaporte de vacinação.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha e divulgada nesta segunda-feira (17) aponta que 81% dos entrevistados são a favor da…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :