Notícias

Empresário pode abrir negócio de forma totalmente on-line em Alagoas

Além da opção da entrada digital para processos empresariais, a Junta Comercial também disponibiliza 30 unidades de atendimento em funcionamento
Texto de Laura Lima

Ao visar à melhoria dos serviços prestados ao empresariado alagoano, a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) disponibiliza um sistema, desde 2015, que permite a realização do registro empresarial de forma totalmente on-line, através do Portal Facilita Alagoas. Porém, apesar de toda a modernização do serviço prestado, segundo a diretoria do órgão, a adesão à protocolização virtual ainda está abaixo do esperado.

 
A dinâmica do órgão que mantinha seu processo feito de forma totalmente presencial vem sendo modificada ao longo dos anos. Com a aquisição de ferramentas digitais, atualmente a protocolização é o único serviço disponibilizado pelo órgão que pode ser feito presencialmente ou digitalmente.

 
Através do Portal Facilita, o empresário dá início aos processos de abertura, alteração e baixa de negócios no Estado de forma simplificada e rápida. Após toda a documentação gerada, o empresário pode optar em seguir com um dos tipos de protocolização. A opção eletrônica está disponível, somente, para as naturezas jurídicas Empresários Individuais, Sociedade Limitada e Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli).

 
Com esse ambiente on-line, os custos para o cidadão também são reduzidos, já que não se torna mais necessário a presença física dos clientes, evitando gastos com  deslocamento até alguma unidade de atendimento do órgão e, também, acaba com a utilização de tantos papéis para apresentar o processo.

 
Segundo o presidente da Junta Comercial, Carlos Araújo, o ambiente digital é um grande avanço para a sociedade, que precisa se modernizar, simplificando todo o processo de abertura de negócio.

 
“Para utilizar este serviço, o empresário precisa obter o certificado digital. Ao solicitar a entrada on-line, o sistema exige a assinatura digital, que dispensa o reconhecimento de firma, possui a mesma validade que uma assinatura de punho e, também, a mesma segurança jurídica. Outro grande benefício é a não limitação de localidade para entrada de processos, que podem ser realizados independentemente de onde o cliente estiver, até mesmo fora do país”, evidencia.

 
De acordo com o gestor, é necessária uma mudança cultural em todo o Estado para que a adesão ao ambiente on-line se torne cada vez maior. “Estamos evoluindo e caminhando para que o processo seja feito de forma 100% digital. Isso pode ser visto no país inteiro, então é necessária uma maior aceitação a este método de entrada”, conclui.

 
O presidente ainda frisa a evolução do processo on-line graças à implantação do Junta Digital – sistema que permite o fluxo interno do órgão pela via virtual -, sendo, antes de sua implementação, necessárias 14 etapas até o deferimento do processo.

 
Fluxo do processo digital
Para dar início ao processo, o cliente precisa verificar, pela consulta prévia, a viabilidade de nome e endereço. Após o deferimento, deve-se realizar todo o preenchimento das informações referente à sua empresa por meio do Requerimento Empresarial (RE) ou da Ficha de Cadastro Nacional (FCN), que será agrupado à documentação necessária e assinado através do certificado digital.

 
Após a protocolização on-line pelo Portal Facilita, o processo caminha, através do sistema, para o analista, que consegue verificar todo o processo sem ter contato algum com o documento físico. Depois de todo o trâmite na Junta, quando o processo é autenticado, a informação chega para os órgãos de licenciamento, que estão também integrados ao Facilita Alagoas.

 
Além da opção da entrada digital para processos empresariais, a Junta Comercial também disponibiliza 30 unidades de atendimento em funcionamento, denominadas Juceal Express, espalhadas em municípios por todo o Estado.

Artigos relacionados
Notícias

ANAC aprova o fim do uso de categorias de registro de aeronaves

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) publicou a Resolução nº 739/2024, de 21 de março, que extingue o conceito…
Notícias

MTur está com vagas abertas para curso de Condutor Náutico

Ministério do Turismo está com vagas abertas para o curso de Condutor de Turismo Náutico, realizado em parceria com a…
Notícias

Catedral de Notre Dame define data de reabertura

Uma Catedral de Notre Dame restaurada, severamente danificada no incêndio de abril de 2019, reabrirá diariamente para visitantes individuais, das…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :