ALAGOAS

Escolas em tempo integral avançam em Alagoas

Escola Estadual Professora Edleuza Oliveira da Silva, em São Miguel dos Campos, é a 35ª a funcionar em tempo integral no Estado
Texto de Severino Carvalho

A Escola Estadual Professora Edleuza Oliveira da Silva, em São Miguel dos Campos, foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (16). Trata-se da 35ª unidade a funcionar em tempo integral no Estado. Durante a solenidade, o governador Renan Filho afirmou que a educação em Alagoas vive um novo momento.

 

Márcio Ferreira

 

“Um momento de esperança do servidor, do aluno; um momento em que as escolas em tempo integral avançam. Quando assumi o Governo, não existia uma única escola em tempo integral funcionando no Estado. Hoje, são 35 e, em 2018, vamos iniciar o ano letivo com 50”, afirmou Renan Filho.

 

O governador e o secretário de Estado da Educação e vice-governador, Luciano Barbosa, inauguraram a Escola Estadual Professora Edleuza Oliveira da Silva, situada na parte alta de São Miguel dos Campos, acompanhados pelo prefeito do município, Pedro Jatobá, o ‘Pedoca’.

 

“Essa escola é uma contribuição muito forte para melhorar a qualidade da educação de São Miguel dos Campos. O município preparava os nossos alunos, mas só havia uma escola do ensino médio aqui. Agora temos na parte alta, que está crescendo. Uma escola desse porte inaugurada nesta segunda-feira, que é um exemplo para todo o Estado”, comemorou Pedoca.

 

A Escola Estadual possui 12 salas de aula, dois auditórios, biblioteca, sala de professores, laboratório de informática, de ciências e robótica, salas de idiomas, administrativas, recreio coberto, banheiros, além de quadra poliesportiva, vestiários e campo society.

 

“Pensei que estudar numa escola de tempo integral seria entediante, mas, ainda bem, que eu estava enganada. Aqui é muito bom. Além das aulas normais, temos atividades culturais, artísticas e esportivas, como as aulas de jiu-jitsu. Essa escola não deve nada às escolas particulares”, revelou Beatriz Gomes da Silva, estudante do 1° Ano B.

 

Márcio Ferreira

 

Atualmente, a unidade conta com 300 alunos, sendo 100 do ensino integral e 200 da Educação de Jovens e Adultos (EJA). É uma das cinco novas unidades construídas pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). As demais estão localizadas em Coruripe, Quebrangulo, Murici e Arapiraca. Outras cinco serão edificadas, em breve, nos municípios de Delmiro Gouveia, Maragogi, Poço das Trincheiras, Senador Rui Palmeira e Campo Alegre.

 

O Governo do Estado também já edificou 38 ginásios de esportes e 25 estão em construção. “Em 200 anos foram construídos apenas 32 ginásios em Alagoas. Em quatro anos de nossa gestão serão 100”, comparou Renan Filho, que anunciou a construção do ginásio de esportes da Escola Estadual Ana Lins, também em São Miguel dos Campos.

 

Márcio Ferreira

 

Vestidos em camisas do Programa Escola 10, que busca elevar a qualidade do ensino, governador e o secretário da Educação acreditam que Alagoas terá um bom desempenho na Provinha Brasil, que será realizada a partir do dia 23 deste mês.

 

“O Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] tem três fatores que impactam em seu resultado. O primeiro, a proficiência: saber se o aluno está aprendendo. O segundo, se o aluno está frequentando a escola e o terceiro, o nível de eficiência dos professores para diminuir a reprovação. Então, nós temos trabalhado esses três fatores, em parceria com os municípios, por meio do Escola 10”, explicou Luciano Barbosa.

 

Márcio Ferreira

 

Para o governador, as ações do Programa e todos os investimentos feitos em educação até agora terão um desenlace no próximo dia 23 deste mês, data da Provinha Brasil. “Eu vou tirar dez dias de férias, a partir da próxima sexta-feira (20) e o Luciano Barbosa vai assumir o Governo. E ele vai assumir numa data muito importante, pois estará à frente da gestão no dia 23 de outubro, dia da Provinha Brasil. Ele fará o esforço concentrado, final, do Programa Escola 10, que, se trouxer a mudança de nota e de padrão de qualidade do Ideb que a gente espera, será a maior ação mobilizadora da história desse Estado, justamente em nosso bicentenário”, finalizou o governador.

 

Prestigiaram a solenidade, além de outras autoridades, os deputados estadual Marcelo Vítor e federal Givaldo Carimbão.

Artigos relacionados
ALAGOAS

Severino Pessoa volta a se reunir com ministro da Cidadania em busca de recursos para AL

O deputado federal Severino Pessoa (Republicanos/AL) voltou a se reunir com o ministro da Cidadania, João Roma Neto, a quem…
ALAGOAS

Destino Alagoas é destaque no concurso nacional Beleza Plus Curvy Models Brasil

O destino Alagoas é destaque em um dos maiores concursos de beleza nacional, o Miss Pluss Models Brasil, que vai…
ALAGOAS

IGPS: alunos da rede municipal de Piranhas são beneficiados com exames oftalmológicos

Os alunos das escolas municipais Antônio Brandão e Luiz Tertuliano em Piranhas serão beneficiados com mais uma ação social do…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :