Notícias

Valorização dos hábitos e crenças alagoanas é tema do Chá de Memória de outubro

Coco de Roda folguedo tradicional alagoano
Texto de Julianne Leão

A cultura determina a identidade de um povo. E é pensando nisso que o Gabinete Civil promove, nesta terça-feira (17), mais um Chá de Memória, com o compromisso de reconhecer e incentivar a preservação da história popular alagoana. O evento será realizado no Arquivo Público de Alagoas, no Jaraguá, às 16h.

 

O tema desta vez será Mitos e Ethos Alagoanos – É de vera ou de brincadeira?” e contará com a participação da historiadora e antropóloga Dra. Vera Lúcia Calheiros.

Conforme a diretora do Arquivo Público de Alagoas, Wilma Nóbrega, o evento resgatará os elementos que constituem a cultura popular alagoana, como os ritos, mitos, símbolos, folclore e suas crenças e será uma oportunidade valiosa para resgatar a identidade alagoana.

 

“Tudo aquilo que foi criado e conservado por aqueles que existiram antes nós é o que forma nossa identidade e o que permite que tenhamos a sensação de pertencimento a Alagoas. É sempre bom lembrar as valiosas manifestações de nossa cultura”, disse Wilma.

 

O secretário de Estado do Gabinete Civil, Fábio Farias, comemora mais uma edição do Chá de Memória e convida os alagoanos a participar do momento, que avalia como uma “aproximação entre a história e a atualidade alagoana”.

 

“Nossa riqueza material e imaterial é de dimensão extraordinária. E isso impõe uma incansável missão de defesa e preservação. Todos nós devemos cuidar de tal riqueza, pois é nela que estão resguardados os valores tão importantes a nosso povo”, declarou Farias.

 

Serviço

O evento é gratuito e aberto ao público e serão emitidos certificados aos participantes.

O Chá de Memória é realizado em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).

Artigos relacionados
Notícias

Piranhas, destino turístico em Alagoas, recebe investimentos em energia elétrica

Piranhas é um dos principais destinos turísticos de Alagoas,  município localizado a 300 quilômetros de Maceió, no alto Sertão, na…
Notícias

Linha de crédito para o turismo registra mais de 4 mil contratos assinados, preservando cerca de 39 mil empregos

OFundo Geral do Turismo (Fungetur), que viabiliza linhas de crédito específicas para o setor, foi acessado por mais de quatro…
Notícias

Embratur discute incentivo para os municípios

A Confederação Nacional de Municípios (CNM), representada pela área técnica de turismo, participou de uma reunião, na última quinta-feira, 09…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :