Notícias

Projeto “Em Ação” premia estudantes com melhores ideias empreendedoras

A solenidade de premiação aconteceu dentro da programação da Feira do Empreendedor
Texto de Andressa Alves

Incentivar a produção de ideias empreendedoras que busquem solucionar problemas recorrentes no Estado.  Cumprindo este objetivo, o programa Em Ação premiou, nessa quarta-feira (18), os três melhores projetos de negócios desenvolvidos por estudantes de instituições de ensino locais. A solenidade de premiação aconteceu dentro da programação da Feira do Empreendedor, realizada no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.

Coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) – com o apoio do Sebrae/AL e Universidade Federal de Alagoas (Ufal) – o Em Ação está em sua terceira edição e tem o intuito de disseminar a cultura empreendedora entre jovens universitários, promovendo palestras e capacitações sobre noções de mercado e criação de empresas.

Na premiação, o primeiro lugar foi para os estudantes de Administração Pública do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) Francisco Medson e Gesyca Patrícia, responsáveis por desenvolver a ferramenta ChatBoot, que tem como foco a otimização de serviços públicos.

“Desde a inscrição do projeto nós nos sentimos confiantes. Nossa ideia tem tudo a ver com a proposta principal, que é justamente encontrar modelos de negócios que solucionem problemas da sociedade em geral. Nosso aplicativo de chat facilita o contato das pessoas com órgãos públicos e soluciona problemas recorrentes, evitando o deslocamento até as instituições. O apoio do Em Ação foi fundamental para colocar em prática nosso objetivo”, explicou Gesyca Patrícia.

O primeiro lugar recebeu como premiação uma viagem para a Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (CASE), realizada em São Paulo, e equipamentos eletrônicos.

Já o segundo lugar ficou com a ideia voltada para a criação de um Biodigestor para o tratamento de resíduos sólidos. O líder do projeto é o estudante da UFAL Campus Sertão de Delmiro Gouveia, Murilo Costa. O terceiro colocado entre as melhores ideias de negócios foi Eduardo Cavalcante, que desenvolveu um dispositivo de alarme especial voltado para portadores de deficiência auditiva. Os estudantes da segunda e terceira colocação ganharam equipamentos eletrônicos.

Nesta fase final, foram selecionadas 10 ideias empreendedoras.  A edição de 2017 alcançou o resultado de 2 mil alunos impactados e seis instituições de ensino atendidas.

 

Feira do Empreendedor

 

Além da premiação do Em Ação, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, participou da solenidade de abertura da Feira do Empreendedor, que acontece até o próximo dia 21, realizada pelo Sebrae com o apoio do Governo do Estado.

Na ocasião, o gestor da pasta ressaltou a importância das Micro e Pequenas Empresas na geração de empregos e destacou a potencialidade do povo alagoano para o empreendedorismo.

“O alagoano precisa de oportunidades para criar. É um prazer, enquanto Governo do Estado, apoiar um evento deste porte, que valoriza o segmento de Micro e Pequeno Negócio, responsável por mais de 65% dos empregos formais em Alagoas. Projetos como o Em Ação, o Educação Empreendedora, o Juventudade Empreendedora, dentre outros, têm um papel fundamental na vida das pessoas, mudando, sobretudo, a realidade da população que vive nas áreas periféricas do Estado através da criação de pequenos negócios”, ressaltou Rafael Brito.

Artigos relacionados
Notícias

Piranhas, destino turístico em Alagoas, recebe investimentos em energia elétrica

Piranhas é um dos principais destinos turísticos de Alagoas,  município localizado a 300 quilômetros de Maceió, no alto Sertão, na…
Notícias

Linha de crédito para o turismo registra mais de 4 mil contratos assinados, preservando cerca de 39 mil empregos

OFundo Geral do Turismo (Fungetur), que viabiliza linhas de crédito específicas para o setor, foi acessado por mais de quatro…
Notícias

Embratur discute incentivo para os municípios

A Confederação Nacional de Municípios (CNM), representada pela área técnica de turismo, participou de uma reunião, na última quinta-feira, 09…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :