ALAGOAS

Governador avalia impacto de investimentos na Saúde em Maceió

O governador em exercício percorreu os oito andares já construídos do Hospital da Mulher
Texto de Petrônio Viana

Os investimentos do Governo de Alagoas em novos hospitais na capital alagoana deverão surtir efeitos significativos na qualidade e agilidade dos serviços de Saúde prestados à população, principalmente com a redução do fluxo de pacientes no Hospital Geral do Estado (HGE), melhorando o atendimento na unidade. A avaliação foi feita nesta quarta-feira (25) pelo governador em exercício Luciano Barbosa, durante visita técnica aos canteiros de obras do Hospital da Mulher, no bairro do Poço, e do Hospital Metropolitano, na parte alta de Maceió.

 

Luciano Barbosa, que é engenheiro por formação, acompanhou o andamento das obras ao lado do secretário de Estado da Infraestrutura, Humberto Carvalho, e do secretário executivo da Saúde, Paulo Teixeira. “Por orientação do governador Renan Filho, viemos verificar a evolução das obras, conferir os prazos e avaliar os impactos desses investimentos. O Hospital Geral do Estado, pela necessidade de atender à população, recebe casos que não deveriam a princípio ir ao HGE. Mas a população não tem alternativa. À medida em que a gente estruture a Saúde no Estado, com cada hospital passando a atender sua parcela da população, o HGE vai ter sua demanda reduzida e vai atender aquilo que é urgência e emergência de fato”, observou.

 

O governador em exercício percorreu os oito andares já construídos do Hospital da Mulher. A parte estrutural da unidade foi concluída, restando as etapas de acabamento e aparelhagem. A obra foi orçada em R$ 25.757.717,08. “No Hospital da Mulher, teremos mais 127 leitos, com mais de 1.500 consultas e exames e algo em torno de 225 partos de risco habitual por mês. É um hospital que vai beneficiar toda a região metropolitana. É uma demanda de Alagoas que o governador Renan Filho está executando”, disse Barbosa. De acordo com o assessor de Engenharia da Secretaria de Estado da Saúde, Guilherme Soares, a previsão de entrega do equipamento é abril de 2018.

O secretário Humberto Carvalho ressaltou a redução dos prazos de entrega da unidade. “O trabalho integrado entre a Saúde e a Infraestrutura tem possibilitado uma agilidade ainda maior nesta obra. Inicialmente, tínhamos um cronograma de 30 meses e reduzimos para 18, com o intuito de entregarmos, já no primeiro semestre de 2018, um equipamento tão importante para a mulher alagoana”, disse.

 

No Hospital Metropolitano, as obras também estão caminhando com a execução dos serviços no Bloco A da unidade, que vai oferecer mais 180 leitos a partir de um investimento de R$ 64.524.701,80. De acordo com o governador em exercício, atualmente as obras geram 150 empregos diretos.

“Estamos ultimando os procedimentos para começar os outros blocos da obra e isso também vai gerar mais empregos. O mais importante é que esse hospital, quando pronto, vai atender a uma demanda reprimida em todo o Estado de Alagoas na área da Saúde. Com o Hospital Metropolitano, o Hospital da mulher, que está praticamente concluído, e o Hospital Regional do Norte, no município de Porto Calvo, Alagoas começa a ter uma estrutura hospitalar, somada às unidades que já estão em funcionamento, que possibilita um atendimento melhor e mais próximo à população”, afirmou Luciano Barbosa.

 

De acordo com o secretário Humberto Carvalho, as obras do Hospital Metropolitano deverão ser aceleradas com um novo turno de trabalho, compensando o atraso provocado pelas chuvas que caíram nos últimos meses na capital alagoana. “Já executamos alguns serviços no terceiro turno e a intenção é intensificar ainda mais. Vamos abrir novas frentes de trabalho e colocar a quantidade máxima de serviços possível, para termos ritmo manhã, tarde e noite. Esse é o compromisso do Estado de Alagoas, para que possamos entregar esse equipamento o quanto antes para a população”, disse o secretário.

Artigos relacionados
ALAGOAS

Protagonismo feminino no secretariado de Alagoas volta a ser destaque nacional

A predominância feminina no secretariado do Governo de Alagoas volta a ganhar destaque nacional. Em um ranking inédito divulgado pelo…
ALAGOAS

Verão 24/25 em Alagoas deve ser de altas temperaturas e chuvas abaixo da média

O verão de 2024/2025 em Alagoas deve ser marcado por temperaturas elevadas e chuvas abaixo da média histórica, segundo a…
ALAGOAS

Localização estratégica do Batalhão de Bombeiros Militar de Salvamento Aquático na Pajuçara (Maceió) ajuda a salvar vidas

O Batalhão de Bombeiros Militar de Salvamento Aquático (BBMSA) do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) é uma verdadeira…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :