Notícias

Reforma de escola motiva alunos e reduz evasão escolar no Jacintinho

Texto de Petrônio Viana

O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, inauguraram, nesta quinta-feira (16), a reforma geral da Escola Estadual Miran Marroquim, no bairro do Jacintinho, em Maceió, beneficiando 1.859 alunos, famílias e toda a comunidade escolar. Inaugurada em 1981, a escola não recebia melhorias desde 2002.

 

Márcio Ferreira

 

A unidade recebeu novas instalações elétricas e hidráulicas, pintura, cobertura, forro, esquadrias e cerâmicas novas, carteiras, quadros, portões e piso de estacionamento, passando a contar com 19 salas de aula, além das salas administrativas. De acordo com a diretora da escola, professora Lidiana Costa, a reforma surtiu efeitos diretos no desempenho e comportamento dos alunos.

 

“Os alunos estão encantados. Hoje, nós observamos o sentimento de pertencimento desses jovens, de que eles fazem parte da escola. Com isso, registramos uma queda de 90% na evasão escolar e os casos de vandalismo praticamente não existem mais. Eles cuidam do que têm hoje, porque lembram como a escola estava antes da reforma e não querem mais aquilo. Fizemos um trabalho intenso de preparação para a Prova Brasil, realizada no final de outubro e início de novembro, e estamos certos de que essa melhoria vai aparecer no resultado do Ideb da nossa escola”, disse a diretora.

 

Márcio Ferreira

 

Segundo o governador Renan Filho, desde 2015, 157 escolas estaduais já foram reformadas no Estado, além das 35 unidades que funcionam em tempo integral e recebem cerca de 10 mil alunos.

 

“Já passamos de 150 escolas reconstruídas no Estado. Isso é um grande avanço. Alagoas precisava demais da revitalização da nossa Educação, da elevação da autoestima dos profissionais, professores e área administrativa, e precisava muito motivar os alunos. Isso a gente tem feito semanalmente. Hoje chegamos à Miran Marroquim, umas das tradicionais escolas de Alagoas e que precisava muito de uma recuperação. São recursos investidos que vão, sem dúvida, transformar a educação de Alagoas”, disse o governador.

 

Com novas instalações, de acordo com a professora Lidiana Costa, a unidade passou a ser vista como um patrimônio da comunidade do Jacintinho. “Nós estamos funcionando também aos sábados e domingos, com aulas de capoeira e tae kwon do. Também cedemos alguns espaços para eventos da comunidade, o que aproxima ainda mais a população da escola. Eu sou diretora há nove anos, sendo quatro na Miran Marroquim, e nunca vi a escola desse jeito, com os alunos todos fardados, com a injeção direta de recursos, pelo Escola da Hora, para compra de material diário. Hoje, os alunos vêm porque acreditam na escola. Isso é resultado do trabalho que o Governo do Estado está desenvolvendo na Educação”, avaliou.

 

A motivação do corpo discente da Escola Miran Marroquim foi expressa pelo aluno Jerry Adriano, estudante do 1º ano. “A capacidade de adquirir conhecimento, de aprofundar e aplicar esse conhecimento também é influenciado pelo ambiente. Nós não teríamos o exercício prático da educação se não tivéssemos uma escola totalmente reformada. É isso que estamos tendo hoje. Eu enfatizava a questão do ensino da Miran Marroquim, que é muito bom. Hoje eu posso igualar o ensino à estrutura da escola. Agradeço, em nome de todos os alunos, pela reforma e pela oportunidade”, disse o aluno.

 

Márcio Ferreira

 

“Ninguém imagina o que significa ver esses alunos com caras animadas para seguir estudando, porque essa é a mudança que Alagoas precisa. A mudança verdadeira só vem pela mudança da educação. Hoje a gente vê que, para velhos problemas, soluções novas, simples, melhoram muito a vida da comunidade escolar”, comemorou o governador Renan Filho.

 

Novo ginásio

 

Entre as melhorias executadas pelo Governo de Alagoas na Escola Miran Marroquim está a construção de um ginásio de esportes que, segundo o governador Renan Filho, está entre os 100 equipamentos que serão construídos no Estado até 2018.

 

“O ginásio da Miran Marroquim está bem avançado. Havia 32 nas escolas do Estado quando assumimos e, ao final deste ano, teremos entregue 65. No próximo ano, vamos fazer mais 35, o que vai garantir 100 ginásios de esporte em quatro anos, em um estado que, em 200 anos, tinha 32. Isso é muito significativo. É a demonstração de que a gente acredita que, verdadeiramente, a prática desportiva garante melhoria na qualidade de ensino. É importante que seja dito que todos esses ginásios e todas as reconstruções de escolas têm sido feitos com recursos próprios do Estado. Não estamos pedindo nada a ninguém, porque esse modelo de transferir a responsabilidade era que impedia que o Estado avançasse na Educação.

 

Márcio Ferreira

 

Segundo o secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, a expectativa é de que o ginásio possa ser entregue aos alunos ainda este ano. “Eu conversei com a construtora e eles disseram que até o dia 30 de dezembro o ginásio estará pronto. Isso significa que esses alunos já vão entrar na escola no ano que vem com todos os equipamentos necessários. Esses avanços se devem à postura do governador Renan Filho, sua disponibilidade e à prioridade que ele tem dado à Educação. No Estado de Alagoas, nós não queremos escolas de primeira e segunda categoria. Nós queremos que todas as escolas sejam boas, porque todos os alunos merecem isso. Esta escola é de vocês. Cuidem bem dela”, disse Barbosa.

 

A solenidade de inauguração das obras da Escola Miran Marroquim contou ainda com as presenças do deputado estadual Ronaldo Medeiros; do ex-deputado federal Cristiano Mateus; da secretária executiva de Educação, Laura Souza; do presidente do Detran/AL, Antônio Carlos Gouveia; do vereador Silvio Camelo e do presidente do Movimento Humanização nas Grotas, Robson Lima.

Artigos relacionados
Notícias

Piranhas, destino turístico em Alagoas, recebe investimentos em energia elétrica

Piranhas é um dos principais destinos turísticos de Alagoas,  município localizado a 300 quilômetros de Maceió, no alto Sertão, na…
Notícias

Linha de crédito para o turismo registra mais de 4 mil contratos assinados, preservando cerca de 39 mil empregos

OFundo Geral do Turismo (Fungetur), que viabiliza linhas de crédito específicas para o setor, foi acessado por mais de quatro…
Notícias

Embratur discute incentivo para os municípios

A Confederação Nacional de Municípios (CNM), representada pela área técnica de turismo, participou de uma reunião, na última quinta-feira, 09…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :