As obras, que tiveram início em setembro deste ano, preveem a implantação da filtração convencional de ciclo completo – atualmente é do modo dupla filtração – e um sistema de tratamento e destinação de efluentes provenientes da lavagem dos filtros e decantadores, além do reaproveitamento da água de lavagem.
“Além de garantir mais água para Palmeira dos Índios, a ETA estará totalmente adequada às normas ambientais. É um investimento da Casal e do Governo do Estado, por determinação do governador Renan Filho, para os moradores e as gerações futuras da cidade”, ressaltou o presidente da companhia, Clécio Falcão.
Ao final das obras, previsto para fevereiro de 2018, podendo ser antecipado, a capacidade de tratamento da ETA vai passar para 540 metros cúbicos de água por hora. “Essa ação é mais uma realizada pela atual gestão, com apoio do governo, para dar segurança hídrica a Palmeira dos Índios. Outra iniciativa fundamental foi a limpeza da barragem Carangueja, no período de seca, e que agora está cheia, o que dá ainda mais qualidade ao produto ofertado aos palmeirenses”, completou Clécio Falcão. Segundo ele, as obras da ETA fazem parte do Plano de Investimentos da companhia.