SEGURANÇA É PRIORIDADE
Segurança é um item fundamental para quem viaja, e neste ponto Alagoas tem demonstrado ser uma das poucas unidades da Federação a reduzir sensivelmente os índices de criminalidade, sendo considerado um dos estados mais seguros do Nordeste. Mas esta conquista só foi possível com a mudança de governo em 2015, com a gestão de Renan Filho. A conquista ainda não é completa porque existem focos como Maragogi, município que faz divisa com o estado de Pernambuco, um dos estados mais violentos do Brasil. Essa proximidade possibilita a presença de elementos pertencentes grupos criminosos que insistem em se estabelecer naquele município, propiciado também por deficiência no planejamento e execução do policiamento na região. O assunto foi pauta de reunião realizada na última terça-feira, em Maragogi, com empresários, comandantes da PM, prefeitos e vereadores. O prefeito Sérgio Lira (PP) declarou em entrevista que saiu da reunião satisfeito em parte e que estará com o governador Renan Filho no próximo dia 13 de dezembro para apresentar um plano de contingenciamento de emergência em segurança pública, objetivando reforçar o policiamento durante a alta estação de verão.
MARAGOGI/FAVELAS
O prefeito disse que o aumento da violência encontra abrigo também nas favelas que surgiram nos últimos anos em Maragogi. Segundo ele, favelização de Maragogi é fruto da irresponsabilidade das gestões, que não tinham preocupação com segurança.
MARAGOGI/DROGAS
Graças a essas favelas instaladas em Maragogi, grupos criminosos ligados ao narcotráfico se estabeleceram e estão em uma disputa acirrada pelo domínio do trafico. No meio dessa guerra estão os cidadãos maragogienses e o turismo, que tem sido a principal vítima.
MARAGOGI/VIOLÊNCIA
O prefeito Sérgio Lira também anunciou ontem, em entrevista à rádio Maragogi FM, a suspensão do campeonato municipal de futebol por falta de segurança e pelo clima de animosidade imperante durante os jogos. Ele disse que o campeonato só volta quando a PM garantir a segurança.
PREFEITURA FECHADA
Na mesma entrevista, o prefeito de Maragogi, Sérgio Lira, anunciou que a prefeitura será fechada no dia 22 de dezembro e só volta a atender ao público no dia 2 de janeiro de 2018. Segundo ele, será um recesso administrativo necessário para a reorganização da Prefeitura.
POR MOZART LUNA
Coluna completa nas bancas ou no formato digital