ENCERRAMENTO DE LIXÃO
Mais um prefeito dá exemplo de respeito ao meio ambiente e à lei e encerra oficialmente um lixão. Eduardo Tavares, prefeito de Traipu, vinha desde que assumiu o cargo planejando o encerramento do local onde eram colocados os resíduos da cidade, destinando-os para o local devidamente certificado pela legislação ambiental em vigor. O prefeito Eduardo Tavares oficializou o fechamento do lixão na quinta-feira, 30, em um ato simbólico que contou com a presença do presidente do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas, (IMA/AL), Gustavo Lopes. Há aproximadamente dois meses, o lixo recolhido em Traipu segue para a Central de Tratamento de Resíduos Sólidos (CTR) do município de Craíbas. Segundo ele, foi um ato histórico e importante para o meio ambiente e para o Rio São Francisco, principalmente porque cumpre a legislação que rege a política nacional de resíduos sólidos. Os resíduos seguem, agora, para um local ambientalmente correto e que atende às exigências legais. Eduardo Tavares disse que, a partir de agora, a próxima etapa será recuperar o local onde funcionava o lixão, atualmente totalmente limpo. Segundo o prefeito, será feito o reflorestamento do local e futuramente ele será transformado em uma área de convivência social, que muito beneficiará a população, principalmente a que mora no entorno. O prefeito encerrou ainda outros dois lixões na zona rural do município, em Mumbaça e em Olho d’Água da Cerca. O descarte também segue para a mesma CTR em Craíbas.
TRAIPU/REFLORESTAMENTO
No local do antigo lixão de Traipu, serão plantadas, inicialmente, 70 mudas de árvores (ingazeiras, aroeiras, palmeiras nativas). Para simbolizar a iniciativa, o prefeito, Eduardo Tavares, o vice-prefeito, Cavalcante, e o presidente do IMA, Gustavo Lopes, plantaram mudas no local, com o apoio de garis, margaridas e dos escoteiros mirins.
TRAIPU/DIGNIDADE
Durante a solenidade de encerramento do lixão, o prefeito Eduardo Tavares conversou com os garis e com as margaridas que se encontravam no local. Ele pôde conferir o zelo com que trabalham fazendo a limpeza da cidade, além da satisfação por se sentirem respeitados e dignos. Muitos deles moram perto do antigo lixão. Eles disseram o quanto a vida melhorou após a desativação.
ECOTURISMO
As Unidades de Conservação ambiental vão receber visitação turística, graças a um acordo de cooperação assinado entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Empresa Brasileira de Turismo (Embratur). A medida será integrada à promoção da diversidade sociocultural e da proteção da biodiversidade nessas áreas.
ECOTURISMO 2
A visitação às UCs chegou a 8,29 milhões em 2016. “Estamos tendo a oportunidade de dar o pontapé inicial para uma estratégia que movimenta a economia”, declarou Marx Beltrão. Segundo ele, será feita a divulgação das UCs junto às operadoras de turismo. De acordo com o estudo de competitividade do Fórum Econômico Mundial, o Brasil é o País que tem mais atrativos naturais no mundo. O relatório avalia mais de 130 nações.
POR MOZART LUNA
Coluna completa nas bancas ou no formato digital