Notícias

Casal moderniza controle da qualidade da água na Estação de Tratamento Pratagy

ETA Pratagy, situada no Benedito Bentes, em Maceió, possui modernos equipamentos para análise da qualidade da água em tempo real
Texto de Francisco Buarque

A Estação de Tratamento de Água Josué Palmeira, mais conhecida como ETA Pratagy, situada no Benedito Bentes, em Maceió, recebeu três novos equipamentos para modernização de seu sistema de controle da qualidade da água.

 

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) fez um investimento de R$ 40 mil na compra dos reagentes necessários para análise e nos equipamentos de medição de cor (colorímetro), turbidez (turbidímetro) e cloro residual para melhorar o controle de qualidade do líquido.
 

De acordo com Franklin Bispo, da Supervisão de Tratamento (Suptra), o processo era feito a cada duas horas e só era possível detectar o problema em determinados momentos do dia. Com as novas aquisições, os equipamentos operam 24 horas por dia, todos os dias da semana, facilitando, assim, a detecção e resolução de qualquer problema que a água possa apresentar.

 


 

Os novos aparelhos vão oferecer uma maior segurança na qualidade do líquido distribuído e permitir um maior controle do produto fornecido. Outra vantagem é que agora o controle da qualidade da água passará a ser on-line, ao invés de duas em duas horas, como era até então.
 

Sendo assim, uma amostra da água que sai da estação é coletada pelos equipamentos e analisada em tempo real. Quem calibrou e configurou todos os novos utilitários foi o engenheiro Domingos Firmino, também da Suptra.
 
Por enquanto, apenas a ETA Pratagy recebeu os equipamentos, mas a Casal planeja implantar a melhoria também em outras estações de tratamento.

Artigos relacionados
ExperiênciasNotícias

Rodoshow encerra circuito no Nordeste percorrendo cinco estados

A equipe do BTM – Brazil Travel Market finalizou mais um roadshow por cinco cidades do Nordeste entre 29 de…
Notícias

GT de Turismo pelas Águas se reúne para debater estruturas e instalações de apoio náutico

oordenado pelo Ministério do Turismo, o Grupo Técnico (GT) de Turismo pelas Águas se reuniu nesta sexta-feira (23.07) para debater…
Notícias

Com investimentos do MTur, museus e prédios históricos de Sorocaba (SP) serão restaurados

Ministério do Turismo está investindo cerca de R$ 750 mil na restauração de museus e prédios históricos da cidade de…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :