Notícias

Mirante do Jacintinho recebe programação cultural criada pela comunidade e Ronda no Bairro

Crianças participam de Roda de Diálogo com atleta alagoano Ney Lopes
Texto de Ana Daniella Leite

Para atrair a comunidade de volta aos espaços de convivência mútua existentes no perímetro de atuação do Ronda no Bairro no Jacintinho, a Equipe de Mobilização Social do programa planejou uma série de atividades a partir do diagnóstico sociocultural que vem sendo estruturado e das sugestões dos próprios moradores, comerciantes e frequentadores do bairro.

 
Nesta terça-feira (16), no Mirante Kátia Assunção, haverá recreação na praça, às 17h, com a Equipe de Mobilização do Ronda no Bairro.

 

Essa escuta é importante para que os eventos propostos estejam de acordo com a expectativa e a realidade do público, além de conseguir criar relações de respeito, as pessoas passam a se sentir parte de um projeto de construção coletiva, e esse é um dos objetivos almejados pela coordenação do Ronda. Conseguir criar vínculos entre a comunidade, os patrulheiros de proximidade e a equipe social é um grande passo para que relações pacíficas sejam consolidadas.

 


“Não é possível obrigar a comunidade a participar de algo que não a representa, isso deve ser precisa ser observado na construção de laços. É preciso que haja o cuidado no ouvir para que tudo o que seja proposto caiba dentro da realidade vivida por cada um desses indivíduos”, pontua Cleide Azevedo, assistente social da Equipe de Mobilização Social do Ronda.
 

Dessa forma, crianças, adolescentes e adultos contribuíram para montar uma programação que agrade a todos os públicos.

 

Confira a programação do Mirante Kátia Assunção para essa semana:
 

Terça (16) – Recreação na Praça, às 17h, com a Equipe de Mobilização do Ronda no Bairro.
Quarta (17) – Cinema com o ônibus na Praça, da Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev), das 13h às 16h. E Ensaio do Afoxé Omorewá, às 17h.

Quinta (18) – Aula de capoeira, às 17h. E encontro de Hip Hop, às 19h.

Sexta (19) – Ginástica laboral, às 6h30, em parceria com a Superintendência de Medidas Socioeducativas da Seprev.

Na segunda-feira (15) houve Roda de Diálogo, às 17h30, com o atleta alagoano e ex-goleiro de futebol de salão Ney Lopes, considerado o melhor goleiro de futsal do Brasil no ano de 2011, pela liga nacional da categoria. Atualmente, é preparador de goleiros do time de futsal e faz parte da comissão técnica do Foz Cataratas. O atleta doou materiais esportivos para as crianças que participaram.

 

 

Integrante do movimento de Hip Hop, Ace, de 21 anos, esteve reunido com a equipe do programa para explicar um pouco da cultura desse nicho cultural e aprovou a iniciativa do Ronda de promover as famosas e disputadas “batalhas” entre os MC’s no Mirante. “Esse tipo de diálogo já deveria ser uma prática, é preciso saber que o movimento hip hop é uma alternativa para muitos jovens fugirem do mundo das drogas. Essa experiência está sendo muito válida para mim”, disse o jovem.

Interação

Na manhã do último domingo (14), o coordenador-geral do Programa Ronda no Bairro, coronel Maxwell Santos, e a equipe multidisciplinar do programa participaram da missa celebrada pelo padre Marcelo, da Igreja Nossa Senhora da Conceição e do culto da Assembleia de Deus, do pastor Agrimonon. A iniciativa faz parte do cronograma de visitas criado pela Equipe de Mobilização Social, composta por uma psicóloga, uma cientista social e uma assistente social. Além da comunidade religiosa, a comunidade escolar e unidades de saúde também estão sendo visitadas.

O Programa
O Ronda no Bairro é um programa de governo e está sob a alçada das Secretarias de Estado de Prevenção à Violência (Seprev); da Segurança Pública (SSP); da Assistência Social (Seades) e da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e tem por base os seguintes eixos de atuação: segurança de proximidade; abordagem social/comunitária; atenção à população em situação de vulnerabilidade social e articulação para a requalificação de espaços de convivência mútua degradados.
Sessenta policiais militares da reserva e da ativa atuam na área comercial do Jacintinho, nos dois turnos de serviço: das 6h30 às 14h30 e das 14h30 às 22h30, de segunda a sábado; e aos domingos de 6h30 às 14h30. As patrulhas realizam rondas a pé, de moto e de bicicleta. E todas as abordagens feitas pelas patrulhas devem ser filmadas e armazenadas num servidor do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec).
Também rende atenção à mediação de conflitos urbanos e ao enfrentamento ao Crime Violento Contra o Patrimônio (CVP) – caracterizado pelo furto, roubo e depredação de prédios e espaços públicos. Essas ações acontecem de forma integrada com o Centro Integrado Operacional de Segurança Pública (Ciosp), com o videomonitoramento de Maceió, o Disque-Denúncia (181) e o Serviço de Inteligência do Sistema de Segurança Pública.

Artigos relacionados
Notícias

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

A Polícia Federal (PF) informou, ontem, 18, em Brasília, que está temporariamente indisponível o serviço de agendamento de emissão de…
Notícias

EasyJet para com os voos com destino a Israel até outubro

A easyJet suspendeu os voos para Telavive (Israel) durante os próximos seis meses na sequência do recente ataque com mísseis…
Notícias

Hoteleiros questionam aumento da taxa turística em Lisboa

Em nota de imprensa, a AHP afirma que reuniu a 4 de abril com o presidente da Câmara Municipal de…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :