Notícias

Procura por serviços da Casa de Direitos aumenta após Ronda no Bairro

Texto de Victor Brasil

A Casa de Direitos, equipamento da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) instalado no Jacintinho, registrou, na manhã desta terça-feira (16), um grande número de pessoas em busca dos serviços ofertados por ela. Mais de 100 pessoas formavam uma fila no local na tentativa de conseguir senha para emissão de documentos e inscrição em cursos profissionalizantes.

 

O aumento da procura por estes serviços foi observado logo após o lançamento do programa Ronda no Bairro, no último dia 4 de janeiro. “As equipes de patrulhamento do programa estão nos auxiliando na divulgação dos nossos serviços para a população aqui do Jacintinho. Esta parceria está sendo fundamental para ampliar ainda mais a oferta de cidadania e justiça para quem mais precisa”, enfatizou a gerente de Acesso à Justiça e Cidadania da Seprev, Alba Toledo.

 

Assim como uma residência familiar, a Casa de Direitos é um espaço agregador. A Seprev, além de ser encarregada pela coordenação, disponibiliza também, no mesmo local, o Núcleo de Justiça Comunitária e a Mediação de Conflitos.

Atendimento aumentou para serviços de emissão de documentos e cursos profissionalizantes (Foto: Ascom Seprev)

Integra ainda a Casa de Direitos o Instituto de Identificação, emitindo 1ª e 2ª vias do Registro Geral (RG); a Defensoria Pública do Estado, com assistência jurídica; o Tribunal de Justiça de Alagoas e a Associação dos Notários e Registradores de Alagoas (Anoreg). A Casa, localizada no mirante do Jacintinho, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

Ronda no Bairro

O programa é mais um aliado das forças de segurança pública de Alagoas. Ele conta com patrulhamento de trios de policiais, sendo um da reserva e dois da ativa, que atuam nas seguintes modalidades: a pé, de moto e de bicicleta, em dois turnos de serviço diários, das 6h30 às 14h30 e das 14h30 às 22h30.

 

O Ronda no Bairro é um programa de governo sob a alçada das Secretarias de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), da Segurança Pública (SSP), da Assistência Social (Seades) e da Ressocialização e Inclusão Social (Seris).

 

Ele tem por base os seguintes eixos de atuação: segurança de proximidade; abordagem social/comunitária; atenção à população em situação de vulnerabilidade social e articulação para a requalificação de espaços de convivência mútua degradados.

Artigos relacionados
Notícias

Piranhas, destino turístico em Alagoas, recebe investimentos em energia elétrica

Piranhas é um dos principais destinos turísticos de Alagoas,  município localizado a 300 quilômetros de Maceió, no alto Sertão, na…
Notícias

Linha de crédito para o turismo registra mais de 4 mil contratos assinados, preservando cerca de 39 mil empregos

OFundo Geral do Turismo (Fungetur), que viabiliza linhas de crédito específicas para o setor, foi acessado por mais de quatro…
Notícias

Embratur discute incentivo para os municípios

A Confederação Nacional de Municípios (CNM), representada pela área técnica de turismo, participou de uma reunião, na última quinta-feira, 09…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :