O Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, considerado a principal porta de entrada para turistas em Alagoas, liderou a Pesquisa Permanente de Satisfação dos Passageiros, recebendo a nota 4,28, em uma escala que vai de 1 a 5, onde 1 é “muito ruim” e 5 é “muito bom”. A média estipulada pelo governo federal é acima de 4,00. O levantamento é feito pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.
Com o resultado, o terminal alagoano foi o melhor entre os cinco novos aeroportos que entraram na pesquisa no ano passado – Belém (PA), Vitória (ES), Goiânia (GO) e Florianópolis (SC). Os dados são referentes apenas aos meses de novembro e dezembro de 2017 quando aproximadamente 400 mil passageiros passaram pelo Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, segundo a Infraero.
Dos 38 itens analisados, o Aeroporto Zumbi dos Palmares teve 26 com notas superiores a 4, com destaque para o tempo de espera na fila de inspeção (4,60) e a qualidade da informação nos painéis das esteiras de restituição de bagagem (4,43).
À frente da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito ressalta a importância deste reconhecimento para o turismo em Alagoas.
“É de extrema importância um equipamento de qualidade para receber os turistas que visitam o nosso Estado, felizmente esse é o caso do Zumbi dos Palmares. Este reconhecimento por meio da pesquisa da Infraero só comprova que Alagoas está à frente de muitas outras capitais nesse quesito e nos incentiva a trabalhar para que o fluxo de passageiros cresça ainda mais. Batemos o recorde de dois milhões no ano passado e já estamos trabalhando para superar este número em 2018. Quanto mais cresce o turismo, mais crescem as oportunidades de emprego e renda para as famílias alagoanas”, explica Brito.
Pesquisa
Trimestralmente, o Ministério dos Transportes divulga o resultado da avaliação dos 15 principais aeroportos em relação à satisfação dos passageiros com base em 38 quesitos de infraestrutura, atendimento, serviços, itens de gestão, além da satisfação geral, com notas entre 1 e 5. A partir do primeiro trimestre de 2018, serão 20 terminais.
Desde que passou a ser realizada, em janeiro de 2013, a pesquisa de satisfação já ouviu mais de 308 mil pessoas nos 15 principais aeroportos, que estão divididos em três categorias baseadas no número de passageiros processados por ano. Na categoria de até 5 milhões de passageiros estão os terminais de Maceió (AL), Natal (RN), Manaus (AM), Cuiabá (MT), Belém (PA), Vitória (ES), Goiânia (GO) e Florianópolis (SC).
Na categoria entre 5 e 15 milhões de passageiros estão Fortaleza (CE), Recife (PE), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Santos Dumont (RJ), Campinas (SP) e Confins (MG). Acima de 15 milhões, estão Galeão (RJ), Congonhas (SP), Brasília (DF) e Guarulhos (SP). O nível de confiança do levantamento é de 95%, com margem de erro de 5%.