Notícias

Robótica impulsiona aprendizado na rede estadual e estudantes são aprovados na Ufal

Para alunos da Escola Estadual Professora Irene Garrido, aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio, o programa de Robótica teve papel relevante no seu ingresso na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em 2018
Texto de Lucas Leite

A rede de ensino estadual tem crescido em Alagoas. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem realizado ações e proporcionado melhorias estruturais, por meio de reformas – e pedagogias – na criação de programas aos seus estudantes.
Entre as iniciativas está o Programa de Robótica. Para alunos da Escola Estadual Professora Irene Garrido, aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, o programa teve papel relevante no seu ingresso na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em 2018.
Jadson César da Silva Santos, aprovado em 8º lugar no curso de Engenharia da Computação, pela Ufal, conta como o programa melhorou a sua aprendizagem. “A robótica me ajudou bastante, pois eu consegui desenvolver melhor o meu raciocínio lógico, além de interpretar e conseguir desenvolver melhor as questões da prova”, diz.
O jovem Ronald Santana da Silva, aprovado em logística pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e 1º lugar em Agronomia pela Ufal entre os cotistas, explica que a Robótica o ajudou a realizar o seu sonho e o sonho da sua mãe: entrar em uma universidade pública.
“Tinha uma rotina de 8 horas de estudos diários, além disso, participava da Robótica, que me ajudou bastante a obter mais conhecimento. Graças a tudo isso eu pude realizar o meu sonho e o sonho da minha mãe. Estamos bastante felizes”, conta Silva.

 

 

Um mundo de oportunidades
A diretora-geral da Escola Irene Garrido, Lucimar Melo, explica que o Programa de Robótica abriu um leque de oportunidades para os jovens, seja nas áreas das disciplinas exatas, humanas ou relacionadas à saúde.
“A Robótica tem, de fato, ajudado os nossos alunos. Eles pensam em novas soluções para escola, para a comunidade e para a vida de modo geral. Grande parte dos nossos aprovados participa do grupo de Robótica, o que abre um leque para diversos conteúdos e materiais”, explica Lucimar.
Segundo a diretora, nesta primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (SiSu), divulgada no último dia 29, 17 estudantes foram aprovados na Ufal. Entre eles estão Jonatha Oliveira da Silva, 2º lugar de Engenharia da Computação (entre os cotistas); Willian Antônio Albuquerque, em Contabilidade; além da ex-aluna Elisa Victoria da Veiga, também em Contabilidade, que ficou em 1º lugar entre os cotistas.​

 

Artigos relacionados
Notícias

Airbnb adiciona seguro para hóspedes, crédito parcial para alguns cancelamentos

A Airbnb está atualizando seus produtos e políticas para hóspedes devido aos desafios causados ​​pela variante ômicron.Com efeito imediato, a…
Notícias

Brasil marca presença na Fitur 2022

Com um estande da Embratur de 305 metros quadrados, o Brasil marca presença na Feira Internacional de Turismo (Fitur), sediada…
Notícias

Ministro Gilson Machado Neto receberá Medalha de Mérito pela Internacionalização do Turismo na Ibero-América

Oministro Gilson Machado Neto será homenageado na próxima terça-feira (18.01), em Madri, na Espanha, com a Medalha de Mérito pela…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :