Notícias

Comunidade ocupa Mirante do Jacintinho em homenagem ao Ronda no Bairro

Texto de Ana Daniella Leite

A comemoração pelos 30 dias de operação do Ronda no Bairro na área comercial do Jacintinho não poderia ter sido mais significativa. A Praça do Mirante foi ocupada por crianças, moradores, comerciantes e feirantes que aceitaram o convite de participar das atividades promovidas pela coordenação do programa na terça-feira (6).

 

Os avanços alcançados nesse período podem ser notados tanto no âmbito operacional como no social. Nenhuma ocorrência grave foi registrada no perímetro de cobertura do Ronda e mais de 300 estabelecimentos comerciais, escolas públicas estaduais e municipais, além de líderes religiosos e comunitários foram visitados.

 

 

E a soma desses fatores, além do vínculo criado entre comunidade, patrulheiros de proximidade e equipe social não poderia ser diferente: as pessoas voltaram a se sentir seguras, a frequentar com suas famílias os espaços públicos, começaram a desenvolver o sentimento de pertencimento e a sentirem-se inseridas num processo de construção coletiva.

 

Ao longo do dia, crianças se divertiram no pula-pula, no futebol de sabão, participaram de oficinas de macramê, de tererê, de malabares e de judô. Os adultos tiveram a oportunidade de aprender a fazer sabão ecológico e participar de atividades em prol do combate à violência contra a mulher. As ações contaram com a parceria das Secretarias de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), de Prevenção à Violência (Seprev) e do Instituto do Meio Ambiente (IMA).

 

 

O cair da tarde veio acompanhado da celebração de um ato ecumênico, momento marcado por muita emoção e respeito à liberdade religiosa. A cerimônia foi conduzida pelo padre Marcelo, da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição e o pastor Rubens, da Igreja Gaditas. As congregações há muito estão situadas no bairro e fazem parte da rotina de seus moradores.

 

“É muito bonito ver a comunidade voltar a frequentar com segurança essa praça, todos nós podemos contribuir para a construção da paz. Estamos muito gratos pelo Ronda no Bairro estar nos proporcionando tantas atividades de qualidade, assim como somos gratos ao governador Renan Filho por essa iniciativa louvável”, disse o líder da Igreja Gaditas.

 

 

O encerramento da programação contou com a apresentação do Afoxé Omorewá e com a aula de zumba, que voltou a ser ministrada na praça desde o lançamento do Ronda no Bairro, e como já é de costume, animou o público e colocou cerca de 200 pessoas para dançar.

 

O programa

 

O Decreto de Nº 57.008, de 2 de janeiro de 2018, instituiu o Programa Ronda no Bairro e os militares voluntários executam as funções em seu período de folga, concorrendo a oito serviços, em concordância com a Lei Estadual Nº 7.952, de 12 de dezembro de 2017, referente ao Serviço Voluntário Remunerado (SVR) de oito horas.

 

 

Sessenta policiais militares da reserva e da ativa atuam na área comercial do Jacintinho, em dois turnos de serviço. As patrulhas realizam rondas a pé, de moto e de bicicleta, no trecho compreendido entre a TV Ponta Verde e a Escola Municipal Lamenha Lins. Todas as abordagens realizadas pelas patrulhas devem ser filmadas e armazenadas num servidor do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec).

 

O planejamento para a expansão do Ronda está pronto e, assim que se alcançar o número ideal de voluntários da ativa (PMAL e CBMAL), áreas comerciais de outros bairros da capital serão beneficiadas.

 

Artigos relacionados
Notícias

Cartilha dá dicas para turistas em viagens de carro

Os ministérios da Justiça e do Turismo lançaram uma cartilha que pretende ajudar os turistas, enquanto consumidores, que fazem uso…
Notícias

Seminário discute Corredor Bioceânico para integração da América do Sul

Um encontro iniciado, ontem, em Campo Grande (MS), com representantes do Paraguai, Argentina, Chile e Brasil discutirá a “Integração dos…
Notícias

Recife: Secretaria de Turismo inova com exibição de miniwebsérie e inclusão

Uma forma divertida de encantar os moradores do Recife e atrair a atenção dos turistas foi o mote que impulsionou…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.




Enter Captcha Here :