Depois de vencerem a concorrência nacional da edição de 2017 da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), os alunos da 1ª série do ensino médio do Colégio Tiradentes – unidade Maceió, Carlos Pedro, João Carlos e José Carlos, orientados pelo professor José Cícero Santos, buscam novas conquistas.
A convite do coordenador estadual da Olimpíada, professor Doutor Kleber Serra da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o foco agora é representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Física a ser realizada em 2020.
O Colégio da Polícia Militar Tiradentes (CPM) – unidade Maceió foi destaque entre os concorrentes alagoanos na OBFEP e responsável pela metade das medalhas conquistadas por Alagoas no certame – das quatro de ouro, três foram de alunos do CPM.
E, pela primeira vez no histórico da competição, a rede pública estadual desponta como medalhista de ouro no cenário nacional. Por isto, com base nas médias alcançadas, o trio medalhista de ouro segue forte em sua rotina de estudos no contraturno.
A divulgação dos medalhistas em âmbito nacional e a visita do Prof. Dr Kleber Serra ao CPM estimulou a procura por parte do alunado de participar dos intensivos de Física realizados na instituição de ensino.
Quando questionados sobre o segredo de ser um medalhista, os Carlos – que além do nome tem em comum o amor à matéria, revelam que é preciso dedicação e disciplina para aproveitar ao máximo os estudos dirigidos sob orientação dos professores.
Para o professor José Cícero, titular da disciplina de Física do CPM, o potencial dos alunos que conseguiram média nacional pra seleção da olimpíada internacional é reflexo da disciplina adotada pelo colégio militar.
“Nós trabalhamos diferente no Colégio Tiradentes, por conta da disciplina militar. Aqui o aluno é conscientizado de sua responsabilidade para o sucesso do aprendizado. O trabalho fica mais dinâmico; professor e aluno têm o mesmo foco, mas cada um trabalha conforme sua esfera de atuação. Somados ao apoio da direção do CPM, temos o Prof. Dr. Kleber, que, voluntariamente, irá nos ajudar no aperfeiçoamento de nossos competidores. Certamente, os resultados serão ainda mais positivos”, enfatiza o professor.