A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) recebeu, na quarta-feira (14), as lideranças da Grota das Piabas para apresentar o projeto de Melhorias Habitacionais da pasta. A comunidade, localizada entre os bairros do Feitosa e Jacintinho, em Maceió, é a mais nova beneficiada com o projeto que promove pequenas reformas em residências e que faz parte do Programa Vida Nova nas Grotas.
Para a superintendente estadual de Habitação, Lorena Coimbra, os líderes comunitários são grandes aliados para a implantação do projeto na grota. “A habitação deve ser vista como um investimento social e é por isso que lançamos esse projeto, para melhorar a vida das pessoas. Dentro desse processo, as lideranças são nosso braço dentro da comunidade. Elas fazem a intermediação entre o Governo e a população local, para que a ação seja implantada e contemple quem mais precisa”, afirmou.
A secretaria já deu início ao levantamento técnico das habitações e ao cadastro socioeconômico das famílias residentes na Grota das Piabas. O cadastramento leva em consideração aspectos como faixa etária, nível de escolaridade, renda familiar e necessidades mais urgentes nas habitações selecionadas. Já a equipe técnica da Seinfra, composta por arquitetos e engenheiros, avalia as condições gerais das casas, identificando quais reparos serão necessários para cada habitação.
“Muitas famílias da comunidade vivem em situações precárias e é muito importante um projeto trazer melhorias habitacionais que sejam significativas. Além dos levantamentos técnico e social que estamos fazendo, nós queremos também ouvir de cada morador qual a real necessidade dele em sua residência, para que, dentro dos parâmetros do programa, nós possamos identificar e solucionar o problema”, destacou o secretário de Estado da Infraestrutura, Humberto Carvalho.
Segundo o presidente da Associação da Grota das Piabas, Robson Lima, a população espera, há muito tempo, por um projeto como o das Melhorias Habitacionais. “Muitos moradores não têm condições financeiras de fazer pequenas reformas em suas casas e, hoje, as pessoas estão tendo essa oportunidade, e sem nenhum custo, que é o mais importante. Acreditamos que o projeto vai trazer mais qualidade de vida a toda comunidade”, pontuou Robson.