Notícias

Com investimentos de R$ 14,6 milhões, Estado destinará tratores à agricultura familiar

Tratores e equipamentos vão ajudar no apoio do processo produtivo, na preparação de solos, tratos e cultura
Texto de Ronaldo Lima

A agricultura familiar, responsável por uma parcela significativa do PIB Alagoano com a contribuição direta na geração de emprego e renda, vai receber um reforço para suas atividades no campo. O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), vai destinar 148 tratores com implementos agrícolas às prefeituras, associações, cooperativas e sindicatos.

 

Para esta ação, o Estado investiu R$ 14,6 milhões, recursos provenientes do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), o que demonstra um apoio significativo aos agricultores familiares, buscando a melhoria da produção, aumento na produtividade e na qualidade final do produto a ser fornecido para o consumo.

 

Como afirma o secretário de Estado da Agricultura, Antônio Santiago, trata-se de uma ação importante para os gestores e pequenos produtores rurais. “Essa ação vai beneficiar de forma direta a milhares de agricultores familiares”, destaca Santiago.

 

 

O período de incertezas climáticas em que o Estado atravessa a cada ano, também tem atrapalhado o planejamento da atividade agrícola e por muitas vezes, reduzindo a “janela” de plantio e colheita de grãos e espécies forrageiras para produção e armazenamento de alimentos volumosos.

 

Para o superintendente de Irrigação da Seagri, Sílvio Azevedo, o investimento em máquinas e equipamentos que o governador Renan Filho determinou vai permitir um considerável apoio à produção no campo. Segundo ele, resultará em ampliação na área plantada e um consequente incremento no volume de alimentos produzidos, gerando renda e melhorando a qualidade de vida de agricultores familiares de Alagoas.

 

Tornar possível a disponibilização de tratores e grades aradoras aos municípios, associações e cooperativas de pequenos produtores, de acordo com o secretário Antônio Santiago vai oferecer um importante suporte a milhares de agricultores familiares em todo Estado.

 

Os tratores e equipamentos vão ajudar no apoio do processo produtivo, na preparação de solos, tratos culturais, desde o plantio até a colheita, contribuindo diretamente com o desenvolvimento da agricultura familiar e do Estado de Alagoas.

 

Sílvio Azevedo destaca ainda que o uso de tecnologia na condução das áreas destinadas à produção de forragens e grãos, em especial o uso de mecanização, vai permitir maior padronização no plantio, adubação, tratos, possibilitando maior produtividade por área e, consequentemente, maior taxa de retorno nas propriedades.

 

Em Alagoas, o Governo do Estado, por intermédio da Seagri disponibilizou no ano passado 75 tratores com implementos agrícolas para prefeituras, associações, cooperativas e sindicatos. Com isso, segue com o propósito de apoiar e incentivar os agricultores familiares no desenvolvimento de suas atividades, oferecendo condições adequadas para o aumento da produtividade, qualidade de produção e incentivo a permanência das famílias no campo.

Artigos relacionados
Notícias

ANAC aprova o fim do uso de categorias de registro de aeronaves

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) publicou a Resolução nº 739/2024, de 21 de março, que extingue o conceito…
Notícias

MTur está com vagas abertas para curso de Condutor Náutico

Ministério do Turismo está com vagas abertas para o curso de Condutor de Turismo Náutico, realizado em parceria com a…
Notícias

Catedral de Notre Dame define data de reabertura

Uma Catedral de Notre Dame restaurada, severamente danificada no incêndio de abril de 2019, reabrirá diariamente para visitantes individuais, das…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :