A agricultura familiar, responsável por uma parcela significativa do PIB Alagoano com a contribuição direta na geração de emprego e renda, vai receber um reforço para suas atividades no campo. O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), vai destinar 148 tratores com implementos agrícolas às prefeituras, associações, cooperativas e sindicatos.
Para esta ação, o Estado investiu R$ 14,6 milhões, recursos provenientes do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), o que demonstra um apoio significativo aos agricultores familiares, buscando a melhoria da produção, aumento na produtividade e na qualidade final do produto a ser fornecido para o consumo.
Como afirma o secretário de Estado da Agricultura, Antônio Santiago, trata-se de uma ação importante para os gestores e pequenos produtores rurais. “Essa ação vai beneficiar de forma direta a milhares de agricultores familiares”, destaca Santiago.
O período de incertezas climáticas em que o Estado atravessa a cada ano, também tem atrapalhado o planejamento da atividade agrícola e por muitas vezes, reduzindo a “janela” de plantio e colheita de grãos e espécies forrageiras para produção e armazenamento de alimentos volumosos.
Para o superintendente de Irrigação da Seagri, Sílvio Azevedo, o investimento em máquinas e equipamentos que o governador Renan Filho determinou vai permitir um considerável apoio à produção no campo. Segundo ele, resultará em ampliação na área plantada e um consequente incremento no volume de alimentos produzidos, gerando renda e melhorando a qualidade de vida de agricultores familiares de Alagoas.
Tornar possível a disponibilização de tratores e grades aradoras aos municípios, associações e cooperativas de pequenos produtores, de acordo com o secretário Antônio Santiago vai oferecer um importante suporte a milhares de agricultores familiares em todo Estado.
Os tratores e equipamentos vão ajudar no apoio do processo produtivo, na preparação de solos, tratos culturais, desde o plantio até a colheita, contribuindo diretamente com o desenvolvimento da agricultura familiar e do Estado de Alagoas.
Sílvio Azevedo destaca ainda que o uso de tecnologia na condução das áreas destinadas à produção de forragens e grãos, em especial o uso de mecanização, vai permitir maior padronização no plantio, adubação, tratos, possibilitando maior produtividade por área e, consequentemente, maior taxa de retorno nas propriedades.
Em Alagoas, o Governo do Estado, por intermédio da Seagri disponibilizou no ano passado 75 tratores com implementos agrícolas para prefeituras, associações, cooperativas e sindicatos. Com isso, segue com o propósito de apoiar e incentivar os agricultores familiares no desenvolvimento de suas atividades, oferecendo condições adequadas para o aumento da produtividade, qualidade de produção e incentivo a permanência das famílias no campo.