ALAGOAS

Governo do Estado leva água potável a dois povoados de Coité do Nóia

Por meio do Programa Água Doce, o Governo do Estado instalou, em Craíbas de São José, um sistema de dessalinização que produz água potável para a comunidade
Texto de Severino Carvalho

Não tem jeito! A água que verte das cacimbas e chega às noventa casas do povoado Craíbas de São José, em Coité do Nóia, é salgada. Água doce mesmo, só por meio de caminhão-pipa, quando há disponibilidade.

 

“A água até chega às torneiras, mas é salobra ou muito salgada e, às vezes, suja”, conta a dona de casa Augusta Ferreira Barbosa, 67 anos, casada com o trabalhador rural Luiz Pantaleão Barbosa, 68, presidente da Associação Comunitária de Craíbas de São José.

 

Inauguração do dessalinizadores em Coité do Nóia / Fotos: Márcio Ferreira

 

Por meio do Programa Água Doce, o Governo do Estado instalou, em Craíbas de São José, um sistema de dessalinização que produz água potável para a comunidade. O equipamento foi inaugurado na noite desta quinta-feira (5) e vai elevar a qualidade de vida dos moradores da comunidade.

 

“Vai melhorar, e muito, porque vamos ter água potável, água doce. A que temos só serve pra lavar roupa e a casa; mal dá pra tomar banho”, completou dona Augusta.

 

Inauguração do dessalinizadores em Coité do Nóia / Fotos: Márcio Ferreira

 

O sistema de dessalinização, que é dotado de poço artesiano, foi inaugurado pelo governador Renan Filho e o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, acompanhados pelo prefeito do município, José de Sena Neto, mais conhecido como ‘Seninha’. Outro equipamento deste tipo foi instalado no povoado Cruzes, ainda em Coité do Nóia, também inaugurado na tarde desta quinta-feira (5).

 

“Por meio dos programas Água Doce e Água para Todos, já instalamos 50 sistemas como esse em Alagoas. A previsão é instalar mais 100 até o final deste ano, beneficiando cerca de 80 mil alagoanos”, citou Alexandre Ayres, que também participou da inauguração no povoado Cruzes.

 

Inauguração do dessalinizadores em Coité do Nóia / Fotos: Márcio Ferreira

 

As inaugurações fizeram parte da programação do primeiro dia do Governo Presente, realizado no Agreste de Alagoas, em sua 9ª edição.

 

“Começamos o dia em Arapiraca, depois passamos no município de Belém, em Taquarana e agora estamos aqui, em Coité do Nóia. Mas eu queria dizer: passamos em muitos lugares, entretanto, onde me sinto mais feliz é na zona rural de Alagoas. Não tem, para mim, Governo Presente sem a gente estar próximo do homem do campo, que tem a mão calejada pelo trabalho árduo. Um governo deve governar para todo mundo. Agora, se o governo não puder governar pra todo mundo, todo o tempo, tem quem priorizar quem mais precisa. E aqui, o povo de Craíbas de São José necessita de água com dessalinizador, e ela chegou”, declarou Renan Filho.

 

Inauguração do dessalinizadores em Coité do Nóia / Fotos: Márcio Ferreira

 

A solenidade foi prestigiada pelos deputados federal Maurício Quintella, e estadual, Ricardo Nezinho, além de vereadores e lideranças comunitárias.

Artigos relacionados
ALAGOAS

Circuito Alagoano de Surf reuniu 80 competidores em Maceió

Para valorizar a prática do surf em Maceió e promover cada vez mais o esporte na capital, a Federação Alagoana…
ALAGOASDestaques

Patrícia Mourão cotada para assumir o turismo em Alagoas

O ex-governador Ronaldo Lessa, o PDT e o governador Paulo Dantas, além das lideranças do MDB e Alagoas buscam fortalecer…
ALAGOAS

Turistas cobram Governo do Estado pavimentação ao Hotel Vila Galé

O acesso ao hotel Vila  Galé Alagoas em Barra de Santo Antônio continua em situação criticas e gerando muitas criticas…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.




Enter Captcha Here :