As atividades são rotineiras e comuns a qualquer pessoa: fazer a feira do mês, ir ao posto de saúde, levar as crianças na escola, marcar uma consulta médica. Elas até seriam tarefas bem simples se não dependesse de um trajeto de quase sete quilômetros no barro e sem qualquer sinalização para sair do povoado de Riachão até chegar a cidade de Junqueiro. O caminho é conhecido pelos moradores há anos e até hoje ainda representa uma das maiores dificuldades no cotidiano da população da zona rural da região.
É o que acontece com o agricultor Marcelo Alves da Silva. Morador de Riachão desde criança, ele lembra que a situação costuma ficar mais complicada nos períodos de chuva, quando o barro e os buracos dão lugar a poças de lama espalhadas por toda a pista. O deslocamento fica praticamente inviável nesses épocas do ano, comprometendo não só a mobilidade, mas o escoamento da produção, a economia e a qualidade de vida dos moradores.
“Olha, a situação tá bem mais ou menos. A gente depende dessa estrada para tudo, até mesmo para resolver coisas básicas do nosso dia a dia, como ir a um hospital na cidade. Só queremos conseguir entrar e sair aqui do povoado com tranquilidade em qualquer época do ano, seja no verão como no inverno”, conta Marcelo Alves da Silva.
A estrada, utilizada diariamente pelo agricultor, vai ser completamente reestruturada. Por meio do Pró-Estrada, o Estado inicia a implantação dos 6,3 quilômetros de extensão, que conecta os povoados de Retiro e Riachão, em Junqueiro. A obra, coordenada pela Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) também irá atuar com serviços de pavimentação e drenagem ao longo de todo o trecho.
Somado a Junqueiro, mais de 60 municípios recebem as ações do programa estadual. Dos 1.800 quilômetros da malha viária alagoana, mais de 800 deles já são beneficiados com os serviços de reconstrução ou implantação de novas estradas. O retorno atinge as diferentes esferas sociais e econômicas do estado, garantindo infraestrutura, segurança viária, agilidade nos trajetos e fortalecimento dos escoamentos produtivos.
“Estamos bem perto de atingir metade da malha estadual com serviços do Pró-Estrada. O programa já está nos quatro cantos de Alagoas e aqui na zona rural de Junqueiro não seria diferente. No final de 2015, recebi essa demanda do governador Renan Filho e a partir daquele momento pude sentir o quando essa obra representaria para os moradores”, afirma o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral.