Notícias

Cepa caminha para se transformar num grande centro de ensino integral

O Cepa foi totalmente recuperado, modernizado e pensado como um espaço de convivência para a comunidade escolar e moradores da região
Texto de Severino Carvalho

As obras de reurbanização do Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa), em Maceió, foram entregues na manhã desta quarta-feira (9), pelo governador Renan Filho e a secretária de Estado da Educação, Laura Souza. Ele afirmou que o complexo educacional caminha para se transformar, por inteiro, num grande centro de ensino integral.

 

Márcio Ferreira

 

“Isso será um grande avanço. O aluno chega pela manhã e sai ao final do dia, tendo acesso à educação de qualidade, ao esporte, à cultura e à integração social. Assim, ele terá mais possibilidade de se qualificar e se educar para acessar com maior facilidade o mercado de trabalho”, observou Renan Filho.

 

Das onze escolas instaladas no Cepa, quatro delas já integram o Programa Alagoano de Ensino Integral (Palei), sendo duas de ensino médio (Afrânio Lages e Princesa Isabel) e duas de ensino fundamental (Teotônio Vilela e Vitorino da Rocha). Cerca de oito mil estudantes estão matriculados no complexo educacional, fundado há 60 anos.

 

Márcio Ferreira

 

O Cepa foi inaugurado em 1958 e teve com um dos seus idealizadores o médico e escritor Ib Gatto Falcão, falecido em 2008. O neto dele, Maurício Falcão Brêda, discursou durante a cerimônia e recordou que a ideia do avô era, justamente, transformar o complexo educacional num grande centro de ensino integral.

 

“Na década de 1950, Ib Gatto pensou o Cepa como um universidade, só que voltada para o ensino médio, com autonomia financeira, administrativa e técnica. Essa foi a ideia principal dele e a fundamental: aulas em tempo integral, reunindo as áreas educacional, esportiva e cultural. A gente fica muito feliz em voltar aqui hoje e ver que o Governo do Estado retomou essa ideia da escola em tempo integral. Esperamos que a semente plantada por Ib Gatto seja difundida por todo o Estado de Alagoas”, afirmou Maurício Falcão Brêda.

 

Márcio Ferreira

 

Durante a cerimônia, ainda foi homenageado, postumamente, o vice-governador Antônio Gomes de Barros, falecido em 1976, e que dá nome ao Centro Educacional. Filho, o ex-governador Manoel Gomes de Barros representou a família do homenageado na solenidade.

 

“O Cepa precisava muito do olhar do Estado: da manutenção, da recuperação, da melhoria dos equipamentos esportivos e educacionais. Quem passa pela Fernandes Lima já vê a revitalização do Cepa, claramente. O Centro está lindo e vive hoje um novo momento, o que nos deixa muito felizes”, afirmou Renan Filho.

 

Márcio Ferreira

 

O Centro Educacional foi totalmente recuperado e modernizado. Segundo a secretária de Estado da Educação, buscou-se com as obras transformá-lo num espaço de convivência, não só para a comunidade escolar, mas, também, aos moradores do Farol e adjacências.

 

“Fizemos uma grande obra de reurbanização e de drenagem, o que também é muito importante. Todos sabem que o Cepa, em épocas de chuva, ficava inundado. Criamos, ainda, espaços de lazer, praças, um campo de futebol, revitalizamos o CDR (Centro de Desporto e Recreação), o parque aquático e transformamos o Cepa num ambiente de convivência”, citou Laura Souza.

 

Márcio Ferreira

 

O projeto contemplou a pavimentação de 10 mil m² de vias, serviços de jardinagem e arborização, acessibilidade – inclusive com aplicação de piso tátil em todas as calçadas – e a construção de espaços lúdicos de aprendizagem.

 

Também foram recuperados prédios importantes do complexo, dentre eles o Centro de Formação IB Gatto Falcão (Cenfor), espaço para alojamento e formações de profissionais da Educação, além do Centro de Artes e Mediações Culturais (Camec).

 

Márcio Ferreira

 

O CDR Professora Cleonice de Barros Lima foi recuperado com a instalação da cobertura e do piso do ginásio; já o parque aquático também passou por recuperação, assim como a pista interna destinada às práticas de corrida e caminhada.

 

O Cepa foi contemplado ainda com um campo de futebol com medidas oficiais, dotado de gramado sintético e base em solo natural. Já a pista de atletismo ganhou revestimento de saibro.

 

“O impacto da obra é extremamente positivo. A gente acredita que esse trabalho de revitalização dos espaços escolares é um dos responsáveis pela diminuição do abandono escolar, porque o ambiente fica mais agradável”, completou Laura Souza.

 

Prestigiaram a solenidade, o vice-governador Luciano Barbosa; os secretários de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Rogério Pinheiro; da Mulher e dos Direitos Humanos, Cláudia Simões; os deputados estaduais Francisco Tenório, Ronaldo Medeiros, Francisco Holanda, Galba Novaes e Isnaldo Bulhões, além dos vereadores por Maceió Silvânio Barbosa e Sílvio Camelo, dentre outras autoridades.

Artigos relacionados
Notícias

SC: Nova exposição do Museu Nacional de Imigração e Colonização é aberta ao público

A exposição “Miradas do Porvir”, no Museu Nacional de Imigração e Colonização (MNIC), marcou a reabertura do casarão e aposta…
Notícias

Gol inicia voos para Canoas a partir de 1º de junho

A GOL Linhas Aéreas anuncia o retorno dos voos em Porto Alegre por meio de operações na base aérea de…
Notícias

Brasil assina acordo de cooperação com Benim para ampliar fluxo turístico entre os países

O Ministério do Turismo assinou um acordo de cooperação com o país africano Benim. Entre os objetivos da parceria está…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :