A gastronomia é o segundo motivo para que os turistas conheçam Alagoas. A constatação é de uma pesquisa recente da Secretaria Municipal de Turismo de Maceió (Semtur) e, neste quesito, o Destino vem sendo bem avaliado e reconhecido. Prova disso é o que Estado tem dois restaurantes e um chefe de cozinha indicados a um dos mais importantes prêmios da gastronomia nacional, o Melhores do Ano, da revista Prazeres da Mesa.
Os restaurantes Divina Gula e Akuaba concorrem em categorias diferentes. O primeiro disputa o reconhecimento como ‘Restaurante do Ano’ da região Nordeste. Já o segundo concorre na categoria ‘Melhor Restaurante de Comida Brasileira’. Além deles, o chefe de cozinha alagoano Wanderson Medeiros concorre como melhor banqueteiro do ano.
À frente do Divina Gula, o chefe André Generoso conta que a indicação ao prêmio é um grande reconhecimento. “É a primeira vez que somos indicados a este prêmio. Esta indicação é fruto de uma pesquisa com 139 chefes e especialistas de todo o país, portanto, só de ter sido escolhido por esse pessoal já é um honra. Acredito que conseguimos a indicação um pouco devido a nossa história. São trinta anos de Divina, já fomos estrela do Guia Quatro Rodas por quatro vezes, estamos sempre nos festivais de gastronomia”, explica André Generoso.
Fomento à gastronomia
Um dos diferenciais do Destino Alagoas é a diversidade oferecida pela rede de bares e restaurantes. O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), fomenta eventos gastronômicos que são essenciais na atração de turistas.
De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, festivais gastronômicos são fomentados e organizados pela pasta, visando também fortalecer este que é um atrativo turístico.
“A nossa gastronomia é rica e diversificada. Temos bons restaurantes de várias vertentes, desde a cozinha japonesa, italiana, peruana e, claro, a regional, que é muito rica. Esta premiação só comprova essa qualidade. Tudo isso é um grande atrativo para os turistas. Muitos dos festivais promovidos e apoiados pelo Governo contemplam o período de baixa temporada, visando fomentar a atividade turística durante todo o ano, gerando emprego e renda não só aos envolvidos diretamente com turismo, mas, também, em atividades indiretas. A cadeia produtiva do turismo é complexa e está ganhando cada vez mais importância no cenário econômico local”, explica o secretário Rafael Brito.
Qualquer pessoa pode participar da votação, basta acessar o site e escolher entre os finalistas.