ALAGOAS

Controladoria-Geral do Estado lança o Projeto Semear com plantio de 140 árvores

Controladoria Geral lança do Projeto Semear no próximo dia 25, na cidade de Satuba
Texto de Livia Leão

Estimular a participação social, estabelecer a transparência e fomentar as ferramentas de controle social estão entre os objetivos do trabalho desenvolvido pela Controladoria-Geral do Estado (CGE). Para disseminar valores relacionados à responsabilidade cidadã e interesse pelo bem estar coletivo, a Controladoria desenvolveu o Projeto Semear. O objetivo é incentivar a arborização do Estado.

 

Em uma parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), com o apoio da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), a Controladoria irá disponibilizar plantas para que cada servidor coloque a mão na terra e faça a arborização de um espaço. “Imagine ter a oportunidade de arborizar um local. E melhor, ter a sua árvore batizada e acompanhar o seu crescimento”, provoca a controladora-geral do Estado, Maria Clara Bugarim.

 

A Organização Mundial da Saúde recomenda 12m² de arborização por habitante, no entanto, segundo a equipe de Educação Ambiental do IMA, a situação da cobertura alagoana ainda não é satisfatória.

 

“Infelizmente, a situação da cobertura vegetal em nosso Estado, tanto em zona rural quanto em área urbana, é considerada precária devido, especialmente, ao longo período em que Alagoas esteve imersa em culturas de plantio, em especial, a da cana-de-açúcar”, explica Meraldo Rocha, consultor ambiental.

 

Após uma avaliação do tipo de solo realizada pelos técnicos do IMA, a Controladoria realiza no próximo dia 25 de maio, o lançamento do Projeto Semear com a plantação de 140 árvores no Povoado Santa Apolônia, na cidade de Satuba. “Não é um benefício somente para os moradores daquela área, mas também para o meio ambiente, estimulando a ideia entre os servidores da CGE e para toda sociedade”, destaca Maria Clara.

 

Na ocasião, os servidores irão participar de uma palestra sobre os benefícios proporcionados pelas árvores e os cuidados necessários para que as plantas se desenvolvam adequadamente.

 

“Quem planta dedicação diariamente em tudo que faz para atender à sociedade terá agora oportunidade de ajudar o meio ambiente, eternizando sua contribuição pelo futuro do nosso planeta com uma atitude de união e sustentabilidade. O Projeto Semear da CGE chega para mostrar que servir ao meio ambiente é da nossa natureza e que Servidor consciente planta sua semente”, explica Maria Clara.

 

No local, serão plantadas plantas das seguintes espécies ypês (rosa, amarelo e roxo), craibeira, ingá e canafístula. A manutenção da área será realizada pelos moradores da região, com orientação dos técnicos do IMA e visitas dos servidores responsáveis pela planta.

 

“Para muitos, será a primeira experiência de plantar uma árvore, mas isso irá servir para que eles cuidem melhor da natureza e influenciem outras pessoas, sendo multiplicadores do projeto com a família, com os amigos e com toda a sociedade”, pontua a controladora.

Artigos relacionados
ALAGOAS

Governo de Alagoas promove consulta pública para debater melhorias no turismo de Maceió

A Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur) promove nesta quinta-feira (7) a segunda oficina do Plano de Desenvolvimento…
ALAGOAS

Setur-AL explica impacto do crime ambiental da Braskem no turismo de Maceió

O crime ambiental causado pela mineradora Braskem na capital alagoana já afetou milhares de vidas diretamente impactadas pela forçada realocação…
ALAGOAS

Setur promove Destino Alagoas em ação de marketing com influenciadores

Concluindo o plano de ações para promoção e marketing do Destino Alagoas deste ano, a Secretaria de Estado do Turismo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :