As ações do Governo do Estado se concentram, neste sábado (30), no Vale do Mundaú alagoano. As cidades de Murici, Branquinha, União dos Palmares e Santana do Mundaú recebem obras de infraestrutura urbana, ambulâncias e tratores.
Às 8h, o governador Renan Filho entrega a reforma feita na rodoviária de Murici, obra executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Na cidade, serão entregues, também, tratores equipados com grades aradoras e ambulâncias aos municípios de São José da Laje, Colônia Leopoldina e Joaquim Gomes.
As máquinas são distribuídas por meio do Programa de Mecanização Agrícola do Governo do Estado e vão ajudar no apoio ao processo produtivo, na preparação de solos, tratos culturais, desde o plantio até a colheita. Já as ambulâncias integram o lote de 130 veículos que estão sendo distribuídos aos municípios alagoanos, utilizados no transporte de pacientes entre unidades de saúde.
Durante a solenidade, União dos Palmares também será contemplado com um trator equipado com grade aradora e duas ambulâncias, uma vai para o Hospital São Vicente de Paula e outra para o distrito de Rocha Cavalcante.
Pró-Estrada
Ao lado do secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, o governador assina a ordem de serviço para autorizar a recuperação asfáltica de diversas ruas de Murici. A obra faz parte do programa Pró-Estrada, executado pela Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), e vai beneficiar os cerca de 26 mil habitantes. Mais de 80 municípios alagoanos já foram contemplados pelo Pró-Estrada.
Ainda em Murici, o governador e o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, participam da inauguração da indústria Energy Pré-Moldados, localizada no polo industrial de Murici, bairro Pedro Tenório Raposo. Incentivada pelo Governo do Estado por meio do Prodesin, e também com recursos do Banco do Nordeste (BNB), a indústria produzirá instalações elétricas. O investimento é da ordem de R$ 3 milhões e gera 200 empregos na região.
Localizada no núcleo industrial de Murici, a sede possui 40 mil metros quadrados, onde serão produzidas estruturas pré-moldadas de concreto como postes, cruzetas e intertravados.
Logo depois, a partir das 9h30, o governador inaugura mais uma obra executada pelo Pró-Estada em Alagoas, desta feita em Branquinha. A cidade teve 5,5 quilômetros de vias urbanas recuperadas. Além da nova pavimentação, as vias contam com uma nova sinalização horizontal e vertical, levando mais segurança viária aos mais de 10 mil branquinhenses. O município recebe, ainda, uma ambulância e um trator. Outra máquina agrícola será fornecida a uma cooperativa que reúne produtores de laranja lima em Santana do Mundaú.