O governador Renan Filho anunciou, na tarde deste sábado (30), durante a entrega de unidades habitacionais do Residencial Antônio Lins de Souza, em Rio Largo, que o Estado vai construir no município duas escolas em tempo integral.
Ele garantiu que uma das unidades de ensino anunciadas será erguida, justamente, no conjunto habitacional recém-inaugurado por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.
“Alagoas é hoje o Estado que mais reduz violência no país e que mais investe em saúde pública, com a construção de novos hospitais; que melhora sua educação, sobretudo com novas escolas em tempo integral e foi isso o que vim dizer aqui hoje: vamos neste Conjunto Antônio Lins e na cidade de Rio Largo construir escolas em tempo integral. São unidades de ensino que vão dar oportunidades à juventude, feitas com recursos próprios do Governo do Estado”, declarou Renan Filho.
Em três ano e meio, o Governo de Alagoas implantou 50 escolas em tempo integral, num Estado em que não havia sequer uma unidade deste tipo em funcionamento.
Ele se dispôs, ainda, a construir no Residencial Antônio Lins, se necessário, postos do Programa de Saúde da Família (PSF). “Conte com o Governo do Estado que eu concluo o posto, você (o prefeito Gilberto Gonçalves) bota a equipe e a gente vai atender o povo de Rio Largo aqui mesmo no Antônio Lins, quando os moradores precisarem de saúde pública”, propôs o governador.
E por falar em saúde pública, Renan Filho e o secretário da pasta, Christian Teixeira, fizeram a entrega de uma ambulância ao município de Rio Largo, durante a solenidade. As chaves foram repassadas ao prefeito Gilberto Gonçalves.
A ambulância faz parte do lote de 130 veículos que estão sendo distribuídos aos municípios alagoanos, utilizados no transporte de pacientes entre unidades de saúde.
Emoção
A tarde foi de emoção e realização de sonhos em Rio Largo. É o que conta a nova moradora Roberta Silva de Melo, mãe solteira de 3 filhos. “Estou há 9 anos esperando por esse momento e hoje posso dizer que vivo o dia mais feliz da minha vida, com o sonho da casa própria realizado. Nessa semana, eu recebi uma ligação dizendo que fui contemplada e ontem assinei o contrato. Foi a melhor coisa do mundo”, desabafa a dona de casa.
Dona Roberta, como muitas outras mães beneficiadas com o Programa, pretende transformar sua vida a partir de agora e montar um negócio próximo a sua nova residência. “Isso vai mudar a minha vida! Vou montar meu negócio aqui e trabalhar, continuar batalhando pra melhorar minha vida e a dos meus filhos”, complementa a moradora.
Residencial Antônio Lins
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), entregou 1.849 habitações do Residencial Antônio Lins, junto com a prefeitura de Rio Largo. O empreendimento irá beneficiar famílias de baixa renda, inscritas no Programa do Governo Federal Minha Casa, Minha Vida e contempla, em sua maioria, famílias que não chegam a ganhar sequer um salário mínimo.
As casas custam em média R$ 61 mil reais e possuem 2 quartos, circulação, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, com piso cerâmico em todos os ambientes. Além disso, todas as casas são adaptadas para pessoas com necessidades especiais. O Residencial também conta com área arborizada, equipamentos de lazer, praça e iluminação pública, assim como toda infraestrutura de água e esgoto necessária.
Para o secretário de Estado da Infraestrutura, Fernando Melro, ver o sonho das pessoas sendo realizado é um momento ímpar. “Todos que receberam essas casas hoje são merecedores. Espero que possamos realizar muito mais sonhos como esses”, finalizou o gestor.