Notícias

Programa Ronda no Bairro chega ao Centro de Maceió nesta sexta (6)

Ronda chega ao Centro de Maceió depois do grande sucesso no Jacintinho e na orla da caítal
Texto de Daniella Leite

As áreas comerciais do Centro da capital alagoana passam a contar com o patrulhamento de proximidade executado pelo Programa Ronda no Bairro a partir desta sexta-feira (6). O lançamento oficial acontece às 9h, no Calçadão do Comércio, e contará com a presença do governador de Alagoas, Renan Filho, e do superintendente do programa, coronel PM Cícero Silva.

 

60 agentes de proximidade irão atuar em perímetros delimitados, divididos em 10 patrulhas, das 6h30 às 22h30, nas modalidades a pé, de moto, de bicicleta e de carro. A sensação de segurança será elevada na região que concentra cerca de 600 empresas, cinco mil empregos e onde aproximadamente circulam 12 mil pessoas por dia.

Ronda chega ao Centro de Maceió depois do grande sucesso no Jacintinho e na orla da caítal

Cada vez mais solicitado pela população, o Ronda no Bairro ganhou a confiança das pessoas ao desempenhar com sucesso uma filosofia já bastante estudada e difundida em vários países e alguns estados brasileiros. A aposta no estreitamento de laços entre moradores, comerciantes e frequentadores das áreas onde o serviço é realizado está sendo comprovadamente bem sucedida, tendo em vista que a redução da incidência de crimes nos territórios é um fato.

 

O efetivo do programa é voluntário, composto por militares da reserva e da ativa da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) e por egressos das Forças Armadas. Todos, antes de começar a atuar nas ruas, passam por um treinamento operacional e social que os prepara para se familiarizar com os eixos de atuação seguidos pelo Ronda: segurança de proximidade; abordagem social/comunitária; atenção à população em situação de vulnerabilidade social e articulação para a requalificação de espaços de convivência mútua degradados.

Ronda chega ao Centro de Maceió depois do grande sucesso no Jacintinho e na orla da caítal

O Ronda no Bairro opera em áreas comerciais do Jacintinho desde janeiro e chegou aos bairros do Jaraguá, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas e Jacarecica em março deste ano.

Ronda chega ao Centro de Maceió depois do grande sucesso no Jacintinho e na orla da caítal

“O programa ganha a cada dia a confiança das pessoas. As solicitações pela implantação do Ronda em bairros da capital e até mesmo municípios alagoanos não param de chegar, isso prova que estamos no caminho certo e que a segurança pública mais próxima das pessoas é necessária”, afirma o coronel PM Cícero Silva, superintendente do programa.

Artigos relacionados
Notícias

ANAC aprova o fim do uso de categorias de registro de aeronaves

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) publicou a Resolução nº 739/2024, de 21 de março, que extingue o conceito…
Notícias

MTur está com vagas abertas para curso de Condutor Náutico

Ministério do Turismo está com vagas abertas para o curso de Condutor de Turismo Náutico, realizado em parceria com a…
Notícias

Catedral de Notre Dame define data de reabertura

Uma Catedral de Notre Dame restaurada, severamente danificada no incêndio de abril de 2019, reabrirá diariamente para visitantes individuais, das…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :