Notícias

Alfredo Gaspar assume presidência do GNCOC e promete combater a corrupção

O procurador-geral de Justiça de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, toma posse, na manhã de quinta-feira (30), como presidente do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC). A solenidade acontece em um hotel na orla da Pajuçara, em Maceió. O procurador Plácido Rios, do Ministério Público Estadual do Ceará, assume a vice-presidência do órgão.

Como forma de lutar contra o crime organizado, o procurador alagoano e novo presidente do GNCOC adianta que terá como foco combater a corrupção, utilizar inteligência eficiente nas investigações para eliminar as facções criminosas e a lavagem de dinheiro. “Principalmente para que o País tenha certeza que pode confiar nas suas instituições”, acrescentou Alfredo Gaspar.

“É uma missão que assumo e que, com certeza, contarei com o apoio de todos os promotores, promotoras e procuradores gerais de todo o País e principalmente da sociedade. Assumo a missão porque tenho certeza que o Ministério Público Brasileiro pode modificar a vida do cidadão para melhor”, declarou Alfredo Gaspar.

Promotores de Justiça, além de desembargadores, entre os quais o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Otávio Praxedes, prestigiam a solenidade. Representantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica também se fizeram presentes. Para o Ministério Público Estadual de Alagoas, a nomeação do procurador é uma conquista ao órgão.

O Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas é um colegiado que integra o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), formado por membros dos Ministérios Públicos Estaduais e da União e “tem papel essencial no combate às organizações criminosas e atuação em investigações relevantes, como combate aos crimes de corrupção e tributários, lavagem de dinheiro, tráfico e crimes cibernéticos. É também responsável por articular ações em âmbito nacional ou regional visando a uniformização e fortalecimento de ações de combate ao crime no Brasil”.

De acordo com a assessoria de comunicação do MPE/AL, o grupo nacional tem ainda como missão a capacitação de membros e servidores do MP brasileiro, por meio da disseminação de novas metodologias, práticas, técnicas operacionais e troca de informações e experiências nas ações de investigação.

Artigos relacionados
Notícias

ANAC aprova o fim do uso de categorias de registro de aeronaves

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) publicou a Resolução nº 739/2024, de 21 de março, que extingue o conceito…
Notícias

MTur está com vagas abertas para curso de Condutor Náutico

Ministério do Turismo está com vagas abertas para o curso de Condutor de Turismo Náutico, realizado em parceria com a…
Notícias

Catedral de Notre Dame define data de reabertura

Uma Catedral de Notre Dame restaurada, severamente danificada no incêndio de abril de 2019, reabrirá diariamente para visitantes individuais, das…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :