A cidade de Maceió foi uma das 23 capitais em que o candidato a presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), conseguiu vencer o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Fernando Haddad, no pleito realizado neste domingo (7). Os números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que o placar das capitais é de 23 contra 3.
Em Maceió, Bolsonaro obteve 52,29%, contra 19,71% de Haddad, assegurando o melhor desempenho do candidato do PSL nas capitais. O segundo maior município de Alagoas, Arapiraca, também escolheu Bolsonaro como presidente no 1º turno.
Na capital do Agreste, o capitão do Exército obteve 38,74%, já o petista Haddad figurou como 34,49%. Na análise do quadro estadual, Alagoas assegurou a vitória do candidato do PT com 44,75%, contra 34,40% de Bolsonaro.
De acordo com TSE, além da capital alagoana, Bolsonaro venceu também em Aracaju (SE), João Pessoa (PB), Recife (PE) e Natal (RN). Já Haddad ganhou em Salvador (BA), São Luís (MA) e Teresina (PI), enquanto que Ciro Gomes (PDT) foi vitorioso em Fortaleza (CE). O pior desempenho do militar foi em Salvador (BA), onde teve 27,8%. Bolsonaro foi derrotado em todos os nove estados da região Nordeste.
Para melhor sua relação com a região, que assegurou a realização do segundo turno, Bolsonaro projeta uma série de ações que visam aproximar o eleitor nordestino de suas propostas. O candidato do PSL venceu em 2.850 municípios do Brasil. Seu adversário no segundo turno, Haddad levou a melhor em 2.613 cidades. Já Ciro Gomes (PDT), que terminou na 3ª colocação, saiu vitorioso em 103 cidades.