Cerca de 88 mil candidatos em Alagoas começam neste domingo (04) a batalha do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas acontecem, simultaneamente, em 300 escolas públicas e privadas da capital e do interior e é a principal porta de entrada para universidades no Brasil.
Por aqui, os portões se fecham às 12h – o horário varia de acordo com o Estado devido a fatores como o horário de verão – e quem ficar de fora não poderá realizar o exame nacional na segunda etapa.
Nesta edição do Enem, as provas acontecem nos dias 4 e 11 de novembro com uma novidade para os estudantes: a aplicação das provas de Ciências da Natureza e Matemática terá 30 minutos a mais.
Assim, no próximo domingo os alunos farão a prova de Redação, Ciências Humanas e Linguagens em cinco horas e meia. No segundo dia resolverão Ciências da Natureza e Matemática em cinco horas.
“Os portões serão abertos às 12h de Brasília [11h em Alagoas] e fechados às 13h de Brasília [12h em Alagoas]. As provas terão início às 13h30 de Brasília [12h30 em Alagoas]. No primeiro dia, o tempo será de 5h30. Já no segundo dia, serão 5h”, explica Maria do Rosário, coordenadora estadual do Enem em Alagoas.
Para aplicar o exame e fiscalizar a realização das provas, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) capacitou mais de 6 mil pessoas só no estado. “Ainda estamos capacitando algumas pessoas. No entanto, já foram realizados treinamentos online e presencial com a equipe que vai atuar nos pontos de prova, com orientações sobre as condutas”, assegurou Rosário.