GeralNotícias

Segunda parcela do FPM de novembro tem aumento de 25,88%

 

FPM

O mês de novembro se consolida como um excelente financeiramente para as prefeituras com o segundo aumento consecutivo do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em 25,88%, nesta segunda parcela. O valor total de R$ 947 milhões será depositado hoje à meia noite nas contas das prefeituras. Vale lembrar que a primeira parcela do FPM desse mês, também teve aumento de 19,76%, perfazendo um total de acrescimento financeiro de 45,66%. Um ganho nos recursos dos municípios de quase 50%. Os números apontam para um final de ano excelente para as prefeituras, que também receberão 1% extra de FPM, no dia 10 de dezembro, sem contabilizar os recursos normais que já recebem. Dessa maneira, os gestores terão condições de se programarem para pagar o decimo terceiro salário dos servidores efetivos, contratados e comissionados. Os números demonstram que a situação econômica no Brasil começa a se estabilizar e a economia melhora a cada mês, apontando para 2019 com boas perspectivas. Mesmo assim os prefeitos estarão indo a Brasília está semana, pela última vez este ano, para participar de uma mobilização municipalista com o objetivo de fazer o Congresso Nacional aprovar várias propostas de interesse dos municípios. A pauta da mobilização estava praticamente pronta, mas com a notícia de que os médicos cubanos estarão retornando aos seu país, o assunto deverá entrar na pauta, já que cerca de 28 milhões de brasileiros deixarão de ser atendidos em postos de saúde e pelo Programa de Saúde na Família. (PDF).

 

FPM 2019 positivo 7,79%

 

No 2º decêndio, a base de cálculo é dos dias 1º a 10 do mês corrente. Esse decêndio geralmente é o menor do mês e representa em torno do 20% do valor esperado para o mês inteiro.

Quando o valor do repasse é deflacionado, levando-se em conta a inflação do período, comparado ao mesmo período do ano anterior, o crescimento é de 20,73%, de acordo com os dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). No ano, o FPM acumula crescimento de 7,79% em termos nominais. Ressalta-se que esse montante leva em consideração o repasse de 1% de julho, previsto na Emenda Constitucional nº 84/2014.

 

Prefeitos em Brasília

 

Prefeitos de vários municípios brasileiros estão a partir de hoje em Brasília. Alguns já chegaram no domingo para participar da Mobilização Municipalista. Um dos principais assuntos da pauta para ser discutida é a liminar do Supremo Tribunal Federal (STF), concedida pela ministra Carmem Lúcia há seis anos ao estado do Rio de Janeiro, e que impede a aplicação de uma lei aprovada pelo Congresso Nacional de distribuição dos recursos dos royalties, gerados pela exploração de gás e óleos da Petrobras.

 

STJ julgamento

A espera dos Municípios para que o STF julgue a ação que suspendeu a distribuição dos recursos arrecadados com a exploração de petróleo, previsto na Lei 12.734/2012, se arrasta há mais de seis anos. A estimativa da entidade é de que os Municípios tenham deixado de arrecadar mais de R$ 19 bilhões pelo Fundo Especial do Petróleo (FEP). A previsão é que, no dia 20 de novembro, os gestores se reúnam na frente do STF para entregar o manifesto nas mãos do presidente do Supremo, Dias Toffoli.

 

Piranhas/Conferência

Piranhas realizou a Primeira Conferência Municipal de Educação, realizada na Escola Municipal Professor Ivan Fernandes Lima, teve como tema destaque “Avaliação do PME – Monitorando as políticas para garantia do direito a educação gratuita, laica e de qualidade social”.

Piranhas/Avaliação

“A Conferência Municipal de Educação de Piranhas para a I Avaliação do PME foi muito exitosa. Um importante momento para refletir e analisar os avanços e desafios das suas metas e estratégias, visando garantir cada vez mais uma educação de qualidade para o nosso município”, enfatizou a secretária Municipal de Educação, Lia Barbosa.

 

Artigos relacionados
Notícias

ANAC aprova o fim do uso de categorias de registro de aeronaves

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) publicou a Resolução nº 739/2024, de 21 de março, que extingue o conceito…
Notícias

MTur está com vagas abertas para curso de Condutor Náutico

Ministério do Turismo está com vagas abertas para o curso de Condutor de Turismo Náutico, realizado em parceria com a…
Notícias

Catedral de Notre Dame define data de reabertura

Uma Catedral de Notre Dame restaurada, severamente danificada no incêndio de abril de 2019, reabrirá diariamente para visitantes individuais, das…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :