Notícias

Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação é destaque no Encontro Estudantil

Mostra expõe seleção de trabalhos desenvolvidos nas escolas da rede
Texto de Manuella Nobre

Está chegando um dos momentos mais esperados para os estudantes da rede pública estadual de Alagoas, o III Encontro Estudantil, uma oportunidade para apresentar talentos e projetos desenvolvidos nas escolas da rede em todo o Estado. O encontro acontece de 19 a 23 de novembro, no Cepa.

 

Das 14 modalidades que compõem o evento, um dos destaques será a Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, a MECTI, que substitui a tradicional Feira de Ciências do Estado de Alagoas – FECEAL. A Mostra será realizada no dia 21 de novembro, das 8h às 17h, no Ginásio da Escola Vitorino da Rocha, e contará com a participação de 260 estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio de todas as Gerências Regionais de Educação (Geres), além de 65 professores. É a modalidade com o maior número de inscritos.

 

Para a secretária de Estado da Educação, Laura Souza, o evento é uma excelente oportunidade para o público conhecer o que vem sendo desenvolvido nas escolas da rede. “No caso específico da Mostra da Ciência, Tecnologia e Inovação, esse interesse dos alunos pela pesquisa é estratégico. Tanto pela necessidade de se investir em carreiras na área das Ciências como também pelas competências que a pesquisa científica desenvolve nos nossos estudantes”, destaca a titular da Seduc.

 

Novidades

 

De acordo com a equipe organizadora, 65 trabalhos, do total de 73 inscritos, estarão expostos, divididos em três eixos: das Ciências, com Linguagens e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Formação Técnica e Profissionalizante; o segundo eixo, das Engenharias; e o terceiro, Economia Criativa, com dois subeixos: Negócios Digitais e Criações Funcionais.

Mostra expõe seleção de trabalhos desenvolvidos nas escolas da rede (Fotos: Valdir Rocha)

“Uma das mudanças é a ampliação para todas as áreas do conhecimento (ciências da natureza, matemática, linguagens e ciências humanas). Cada escola concorre com apenas um trabalho. Com isso, das 65, apenas 47 trabalhos concorrerão à premiação, os demais socializarão o que foi desenvolvido na escola”, explica Nathaly Marques, integrante da equipe organizadora.

 

O evento

 

A edição 2018 do Encontro Estudantil conta com as seguintes modalidades: Mostra; Mostras de Robótica, Astronomia, Artes Plásticas, Audiovisual, Fotografia e o lançamento também da 1ª Mostra Estudantil de Quadrinhos de AL e Arena da Cultura Empreendedora.

 

Também acontecerão os Festivais de Dança, Música, Teatro, o Encontro de Grêmios Estudantis, o Sarau Estudantil da rede estadual de Alagoas (SAEREAL) e a 2ª Olimpíada de História de Alagoas.

Artigos relacionados
Notícias

Governo britânico estuda novo aumento de 25% na taxa da ETA

O sistema eletrônico de autorização de entrada pré-viagem, introduzido pela primeira vez em 2023, é atualmente obrigatório para viajantes de…
Notícias

Saúde, educação e desemprego são os principais problemas nos países de língua portuguesa, aponta o primeiro Barómetro da Lusofonia

Felipe Eduardo Varela – https://www.publico.pt/ Saúde (53%), educação (43%) e desemprego (34%) concentram os principais problemas dos países de língua…
HOTELARIANotícias

Grupo Vila Galé inicia obras em Coruripe e anuncia faturamento de R$ 807 milhões em 2025.

EXCLUSIVO Mozart Luna O diretor presidente do Grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, anunciou o início das obras de…