ALAGOAS

Estado participará de missão técnica à China para prospecção de novos empreendimentos

Texto de Rafaela Pimentel e Severino Carvalho

O governador Renan Filho e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, receberam, nesta sexta-feira (5), a cônsul-geral da China no Nordeste, Yan Yuqing, e empresários do país asiático. Durante o encontro, foram apresentadas as potencialidades do Estado, as áreas com maior necessidade de investimentos e a proposta da missão técnica do Governo de Alagoas à China, que deve ocorrer ainda neste primeiro semestre.

“Nós temos interesse em criar em nosso Estado uma comunidade chinesa de investidores. Já temos aqui a ZTT, que está inclusive em vias de ampliar a sua fábrica. Temos, ainda, tratativas com outras empresas chinesas. O nosso interesse é ampliar esse contato, fazer um diálogo mais institucional e criar um estrutura organizacional para que façamos uma viagem à China a fim de prospectar novos negócios”, revelou o governador Renan Filho.

Márcio Ferreira
A ideia é que a missão amplie e aprofunde a prospecção de novos empreendimentos em setores estratégicos para o Estado. Na visita ao país asiático, a comitiva alagoana se reunirá com empresários locais para discutir as possibilidades de investimento, além de realizar visitas técnicas a indústrias de estados diferentes a fim de promover a integração entre os representantes dos dois países.

“Essa missão vem carregada de muita simbologia e expectativa para nós. O governador Renan Filho, pessoalmente, escolheu a China para expandir as relações comerciais. São essas estratégias que contribuem para a promoção e o fomento do desenvolvimento econômico de Alagoas. Temos certeza que da China traremos mais recursos para o nosso Estado“, pontuou Rafael Brito.

Márcio Ferreira

A cônsul-geral da China no Nordeste exaltou as belezas naturais de Alagoas. Disse que o Estado é um paraíso turístico e apresenta muitas oportunidades aos investidores estrangeiros. “Recomendamos Alagoas para os investidores chineses não só pelas oportunidades econômicas, mas também pela estabilidade política e financeira do Estado”, disse Yan Yuqing.

Participaram, ainda, da reunião, o cônsul-geral comercial da China no Nordeste, Shao Witong; a deputada estadual, Ângela Garrote; o presidente do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), Gustavo Lopes; o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Alagoas, Mário Aloísio; o secretário-chefe do Gabinete Civil, Felipe Cordeiro; e o empresário Pedro de Aquino.

Artigos relacionados
ALAGOAS

Agência de classificação de risco reafirma nota de Alagoas e aponta estabilidade financeira

A agência S&P Global reafirmou nesta semana a nota de classificação de risco de Alagoas de negativa para estável, mantendo…
ALAGOAS

Governo de Alagoas garante hospedagem gratuita para participantes do Jeal em hotéis de Maceió

Os Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal) 2025, que começam nesta sexta-feira (13), serão marcados por uma iniciativa de grande impacto…
ALAGOAS

Alagoas é finalista em prêmio internacional de cidades inteligentes com projeto apoiado pelo Governo do Estado

Alagoas foi selecionado como finalista do “LATAM Smart City Awards”, importante premiação latino-americana que reconhece iniciativas inovadoras voltadas para cidades…