Alunos da Escola Municipal Arlindo Estanislau da Silva, localizada no Conjunto Adélia Lira, participaram nesta terça-feira (07) de uma palestra educativa sobre drogas e violência, desenvolvida pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), da Polícia Militar, em parceria com o programa Maragogi na Escola da Secretaria Municipal de Educação. O evento aconteceu no auditório da Cooperativa dos Pequenos Agricultores Organizados (Coopeagro).
Na oportunidade, a coronel Valdenize, falou sobre a importância do programa que atua nas escolas prevenindo sobre o uso de drogas e de toda a forma de violência. A coronel que coordena o Programa da PM também destacou as consequências que elas podem causar, conscientizando os alunos a fazerem sempre boas escolhas.
“Esse programa oportuniza crianças e adolescentes a dialogarem sobre temas tão presentes no dia a dia, refletindo como lidar com a violência e não reproduzi-la e como prevenir o uso de drogas”, disse o coordenador do programa Maragogi na Escola, Alisson David.
PROERD
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) tem como base o DARE. (Drug Abuse Resistance Education), e foi criado pela Professora Rutty Hellen em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, Estados Unidos, em 1983. Atualmente o Programa está presente nos 50 estados americanos, e em 58 países.
No Brasil ele chegou em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros.