Alagoas possui uma das reservas ecológicas particulares para soltura de animais silvestres, que também desenvolve a atividade do ecoturismo, onde as pessoas podem ver de perto espécies da fauna brasileira e se sensibilizar com a beleza e necessidade de preservação ambiental. Trata-se do Restaurante Ecológico do Castanho e Delmiro Gouveia, no Sertão de Alagoas, à 300 quilômetros de Maceió.
Localizado às margens do rio São Francisco em um dos trechos onde a flora nativa formada pela caatinga, um dos mais ricos biomas do Brasil, com pássaros e repteis que são únicos no Continente Latino Americano. O empreendimento turístico é referencia na luta pela preservação do meio ambiente, já que possui uma vasta área de preservação ambiental, com rios temporários e sítios arqueológicos com pinturas rupestres de mais de 8 mil anos.
Hoje o Castanho, como é um dos lugares mais procurados pelos turísticas que visitam a região dos Cânions do São Francisco e se transformou, em mais uma grande atração, no vasto roteiro de visitação para os turistas, no Sertão de Alagoas.
Atualmente o empreendimento possui um restaurante totalmente harmonizado ao meio ambiente, onde se buscou aproveitar material da terra, pensando desde as cores empregadas até aos jardins com vegetação nativa.
O Castanho cumpre rigorosamente todas exigências da legislação ambiental buscando alternativa de desenvolver a atividade do ecoturismo sustentável, gerando emprego e renda em uma das regiões mais carentes, que é o semiárido alagoano.
Roteiro
Para se visitar o Castanho é necessário fazer reserva com antecedência, pois o acesso ao local é controlado, para se evitar o estresse no ambiente, que é compartilhado com animais silvestres que circulam livremente. O acesso ao local, se faz através de uma estrada vicinal na AL 220, em Delmiro Gouveia, ou de catamarã, embarcando no Porto da Dulce em Olho d’água do Casado.
No roteiro está o passeio aos Cânions no riacho do Talhado, com direito a banho em uma plataforma instalada no rio São Francisco, onde os passageiros passam uma hora se deliciando no local. Depois seguem para o Castanho, onde passam o restante da tarde. O passeio inclui almoço em sistema de self service e também se pode desfrutar de uma linda piscina de borda infinita, às margens do rio São Francisco.
Em breve a reserva contará com uma ecopousada com nove apartamentos com varanda e farta vegetação em sua volta, sempre buscando a harmonia com o meio ambiente, compartilhando o espaço com a rica fauna e flora existente em sua volta. O Castanho com certeza é mais um grande roteiro de passeios na região dos Cânions do São Francisco.
Onde ficar – Hotel Dunen 82 3686-1308/98808-2356
– VIRGULINO POUSADA Telefone: (82) 98835-9416
– Hotel Aconchego do Velho Chico. – 82 -3686-3497/98736-9391
Passeios – Castanho – 82 – 98855-1290/9814-7070
Cactur – 79-99962-8774/99953-2006
MFTUR – 79 – 3346-1184/99972-1320