GeralNotícias

A natureza cobra a divida

 

Alagoas vive atualmente as consequências de velhos problemas ambientais. Os alertas foram realizados amplamente pelos ambientalistas e a imprensa, seja no caso da tragédia causada, segundo os lados técnicos, pela exploração de sal- gema, há mais de 30 anos, ou atualmente com os problemas que cercam o Aterro Sanitário Maceió e até o funcionamento do frigorifico Frigovale em Arapiraca. A natureza é lenta no processo de reação as agressões sofridas, mas justas no tempo certo. No caso da exploração de Sal-gema pela Braskem, os gritos de alertas silenciaram no decorre do tempo, mas a fatura chegou e o débito é altíssimo. No caso do Aterro Sanitário de Maceió, os problemas são enormes e vão desde as más condições em que se encontra, até a denuncia do laudo do Instituto do Meio Ambiente (IMA), que atesta que o chorume destinado ao lago de decantação estão fora do padrão e contaminando o riacho Jacarezinho, que desagua nas praias de Guaxuma e Riacho Doce. O laudo atesta metais pesados, ameaçando a saúde dos banhistas. Os diversos problemas do Aterro Sanitário viraram inclusive inquérito na Polícia Federal, a pedido do Ministério Público Federal. Já em Arapiraca 2.900 famílias, que residem no Conjunto Brisa do Lago, estão expostas a poluição aérea do mau cheiro produzido pela graxaria, instalada dentro do frigorífico Frigovale e que segundo a Adeal, não possui licença ambiental para funcionar. Professores e alunos da escola pública Cleonice Barbosa localizado nas proximidades são obrigadas a usar mascaras cirúrgicas para assistir aulas. Como pode tantas agressões ao ser humano e ao meio ambiente praticada sem levar em consideração o direito das futuras gerações.

 

Arapiraca/Justiça

Os representantes das cinco Associações de Moradores do Conjunto Brisa do Lago em Arapiraca disseram que vão aguardar que a Justiça impeça a continuidade das agressões ambientais e à saúde pública, em favor da preservação da vida humana. A comunidade colocou nas mãos da Juíza Clarissa Oliveira da 2º Vara Cível todas as esperanças de que seja feita Justiça e faça cessar a poluição aérea.

Arapiraca/Feira de Gado

A Prefeitura de Arapiraca só tomou as providencias sanitárias necessárias, para o funcionamento correto da feira de gado do município, depois que a Adeal mandou interditar o local. A situação da feira era uma vergonha. A podridão existente era uma demonstração de incompetência de no Poder Municipal em garantir a higiene no local.

Arapiraca/Dengue

Arapiraca vive um surto de dengue que está lotando os postos de saúde, hospitais até a Unidade de Urgência do Agreste. Essa situação é consequência da deficiência na limpeza publica e falta de emprenho das autoridades municipais, em mobilizar a população com campanhas educativa, para combater o mosquito transmissor.

Delmiro/Dose certa
O Programa Dose Certa lançando pelo Governo do Estado vai aumentar a distribuição de medicamentos, segundo o prefeito Padre Eraldo e assegurar que não faltem medicamentos na Atenção Primária. “Estamos fortalecendo a Atenção Básica em nosso município. Os indicadores de 2018, apresentados na última audiência pública, já mostram estes resultados positivo”, disse o prefeito.

Porto Calvo/responsabilidade

Esta semana o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) passou a responsabilidade da gestão do Fortim Bass, para prefeitura de Porto Calvo, com o objetivo de transformá-lo em um atrativo turístico. Para isso será preciso investimentos de infraestrutura ambientais, sanitárias para instalação de restaurante, estacionamento e todo equipamento necessário. Responsabilidade gigantesca.

Marinha/fiscalização

Semana passada foi registrado um grave acidente entre um jet ski, pilotado por um homem alcoolizado e sem habilitação e uma lancha de passeio, no Lago de Xingó. Apenas o “alcoolizado” se feriu, mas a ocorrência serviu para chamar a atenção para que a Marinha monte um posto de fiscalização na região e combata os arruaceiros, que usam jet ski para causar pânico aos turistas.

Portugueses/Alagoas

A missão integrada por empresários portugueses e integrantes do Polo de Tecnologia de Óbidos chega a Alagoas no próximo dia 27. A comitiva Lusa fará workshop sobre Turismo, negócios e tecnologia em Maceió, Penedo, Piranhas e Maragogi. O evento é gratuito e será o primeiro passo concreto para Alagoas mostrar seu potencial, em Portugal e Europa. O evento tem o apoio do Governo do Estado, empresários da hotelaria e prefeituras de Penedo e Maragogi.

Portugueses/Alagoas 2

A comitiva portuguesa visitará duas destilarias de cachaças, com o objetivo de viabilizar a compra da produção para Europa. Os portugueses também visitarão uma área no Canal do Sertão, com o objetivo de avaliar as condições iniciar um projeto de plantação e uvas irrigadas para produção de vinho. Outro produto de interesse é a castanha de caju produzida em Olho D’agua do Casado.

Penedo/Exposição

O Sesc São Paulo vai exporto toda criatividade de Tadeu dos Bonecos de Penedo. A exposição começou no dia 15 e vai até o dia 24 desse mês. Tadeu dos Bonecos é um ícone da produção de personagens gigantes, que desfilam durante o Carnaval em Penedo e Maceió. Parabéns a esse artista penedense, que juntamente com o escultor Tim Maia merecem a Comenda Barão de Penedo, já há muito tempo.

Maragogi/rodovia

Um perigo! Assim podemos definir a situação em que se encontra a rodovia AL 101 Norte, no trecho entre o Japaratinga, passando por Maragogi até à divisa com Pernambuco. Buracos, ausência de sinalização e obras de recuperação inacabadas. Tudo isso no segundo polo de turismo de Alagoas. A recomendação é muita atenção e não viajar à noite.

 

 

Artigos relacionados
Notícias

Edital da Rede Trilhas é reaberto pela UNESCO para novas inscrições

O edital para modernização da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso, lançado pelo Ministério do Turismo em parceria com…
Notícias

Voa Brasil fecha quarto mês com 20 mil aposentados transportados

O Programa Voa Brasil, que beneficia aposentados do INSS com passagens de até R$ 200 o trecho, fechou o quarto…
Notícias

Espanha adota nova política de dados no turismo

Desde ontem, 02, o setor do turismo, em Espanha, – agências de viagens, rent-a-cars, hotéis, hostels, unidades de turismo rural…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :