Notícias

Ministro do TCU elogia administração de AL: “exemplo a ser mostrado para todo o Brasil”

Texto de Manuella Nobre

“Vejo que Alagoas é um exemplo digno a ser mostrado para todo Brasil, de administração não só transparente, mas com eficiência, com eficácia e com efetividade, os números já mostram isto”. Com essa fala, o Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Ribeiro Nardes, destacou o trabalho feito pelo Governo de Alagoas em relação à governança. Ele esteve em Maceió nesta sexta-feira (31), durante palestra no evento “TCE na Educação”, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE-AL), no Centro de Convenções.

 

Considerado um dos grandes desbravadores da política de governança pública em todo o país, o ministro João Nardes contou que acompanha a gestão de Renan Filho desde o início do primeiro mandato, quando iniciou um grande debate para fortalecer o controle, a transparência e implantar a governança.

 

“Fico feliz porque tomei conhecimento de que aqui tem uma assessoria de governança, portanto é um dos estados mais avançados do Brasil, é um trabalho pioneiro. Comecei este trabalho há uns sete anos e Alagoas entendeu muito bem este projeto. Vemos que os resultados são muito animadores, então fico muito feliz. A gente vê que o resultado está sendo muito positivo para o conjunto do estado, que serve de exemplo para todo o Brasil”, destacou o representante do TCU.

 

Durante seu pronunciamento, o governador em exercício e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, destacou o empenho do governador Renan Filho em fazer priorizar o controle e a transparência e parabenizou a presidência do TCE-AL pela iniciativa do evento.

Luciano Barbosa destacou o empenho feito pelo governador Renan Filho e parabenizou a ação o TCE-AL (Foto: Thiago Henrique)

“Concordamos com o discurso do ministro, precisamos estabelecer governança forte nas instituições públicas, a exemplo do que tem sido feito no Estado de Alagoas, que começou isto desde o início do governo Renan Filho, no seu planejamento, nas suas ações, na responsabilidade que cada secretário assume. Na Secretaria da Educação, por exemplo, os critérios de escolha para ocupar cargos-chave são a competência, o trabalho, o desempenho. Portanto, o Estado de Alagoas já pratica esta cultura da governança, dentro do Estado e da Seduc”, enfatizou Luciano, que também parabenizou o trabalho do TCE-AL junto ao Estado e municípios.

 

Educação em foco– O encontro, que reuniu prefeitos, vereadores, secretários municipais de educação e representantes do TCE, teve como tema “A governança na educação e os desafios da atuação do controle público”. “Educação é o que pode transformar a nação. A gente vai focar a educação porque ainda é um grande gargalo em todo o Brasil. Entendo que o convite feito pelo Otávio Lessa, que é um líder, que tem uma capacidade, uma visão muito apurada de tudo que acontece no Brasil, vai nos dar condições, a partir de Alagoas, de implantar essa política multinível, de transversabilidade”, observou o ministro João Nardes.

Luciano Barbosa fez parte da mesa de palestrantes acompanhado do Presidente do TCE-AL, Otávio Lessa, o Ministro do TCU João Augusto e outras autoridades(Foto: Thiago Henrique)

O presidente o TCE-AL, Otávio Lessa, ratificou a importância do momento vivido e anunciou Maragogi como o primeiro município brasileiro a criar a lei municipal que dispõe sobre a política pública de governança, que será disponibilizada à Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) para que seja base para outros municípios.

 

“Que possamos um dia resolver, da melhor forma possível, os problemas do nosso Brasil e entendemos que a educação é a saída. Nós não vamos a lugar nenhum se não tivermos ao nosso lado todos vocês, os representantes municipais, que são a alavanca do nosso estado com relação à educação, cada um fazendo tudo que pode para que possamos, mesmo com nossas limitações financeiras, fazer o máximo possível. Não vamos ter bons resultados se não tivermos a certeza de que nós estamos melhorando cada dia mais a governança. Que cada um possa fazer dentro do seu município, será um avanço daquilo que a gente precisa na abordagem da governança”, reiterou o presidente.

Artigos relacionados
Notícias

Festas de fim de ano devem atrair 14,3 milhões de turistas e movimentar os aeroportos nacionais

Os aeroportos brasileiros esperam uma intensa movimentação para as festas de fim de ano. Mais de 14,3 milhões de pessoas…
Notícias

MTur celebra aprovação de acordo sobre vistos entre Brasil e Arábia Saudita

Uma proposta aprovada na quinta-feira, 19, no Senado Federal vai facilitar a chegada de visitantes árabes ao Brasil. O projeto,…
Notícias

Número de municípios com maior fluxo turístico no Mapa do Turismo Brasileiro é ampliado em 151% 

O número de municípios brasileiros com maior fluxo turístico e empregos no setor foi ampliado em 151%. Essa foi a…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :