As reclamações dos prefeitos quanto a falta de recursos para os municípios são muitas, mas 90% vai disputar a reeleição. Diante dessa situação fica a indagação: porque se reclama tanto das dificuldades, mas a maioria não larga a prefeitura? Pois é uma pergunta que precisa ser respondida pelos prefeitos que mais “choram”, reclamando da falta de dinheiro para trabalhar. O problema é que, são os que mais choram administram, o município de forma caótica. Quem trabalha dentro da sua capacidade de realização e com seriedade, reclama pouco e trabalho muito. 2019 está sendo até agora um ano difícil, em relação a 2018, mas bem melhor que 2017, que foi um caos, principalmente porque os atuais gestores estavam no seu primeiro ano do mandato. A maioria pegou as prefeituras totalmente sucateadas e sem caixa, tendo que reconstruir tudo. Mesmo assim a casa foi colocada em ordem, na maioria das prefeituras. Parte dos prefeitos pegou a prefeitura ruim e alguns tiveram a proeza de deixá-la pior ainda. Outros ameaçaram larga o mandato logo no primeiro ano, num ato de desespero. As articulações políticas estão ocorrendo nos bastidores a todo vapor e muitas surpresas vão ocorrer, resta saber se a ajuda prometida pelos parlamentares estaduais e federais, se concretizaram, já que todos estão à pão e água pelo Governadores e pelo Governo Federal.
Delmiro/UPA
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Delmiro Gouveia foi totalmente reformada pela prefeitura. Os recursos utilizados foram oriundos de emendas parlamentares, conquistada pela atual gestão e também da prefeitura, perfazendo um total de R$ 152 mil. Prefeito Eraldo Cordeiro também destacou o trabalho realizado pelos socorristas que trabalham na UPA.
Delmiro/ USA
O prefeito anunciou também que boas noticias segundo ele “em breve, em parceria com o Governo do Estado, com a Secretaria Estadual de Saúde, estaremos recebendo uma Unidades de Suporte Avançado (USA), para ampliar os serviços oferecidos à população de todo o Alto Sertão de Alagoas”, finalizou o prefeito.
Arapiraca/eleições
O cenário político em Arapiraca, com relação a eleição do próximo ano, começa a se definir com dois blocos a princípios na disputa. Um formado pelo grupo do vice-governador Luciano Barbosa e o deputado Ricardo Nezinho, e possivelmente Severino Pessoa. Do outro lado estará o atual prefeito Rogério Teófilo que poderá ter ao seu lado, a ex-prefeita Célia Rocha. Resta saber o caminho que o deputado Tarcizo Freire irá seguir.
Arapiraca/eleições 2
Uma grande incógnita pária no ar quanto a possibilidade do deputado federal Severino Pessoa submeter mais uma vez sua esposa, Fabiana Pessoa como vice de Ricardo Nezinho. Para os observadores ele não aceitará mais ser apenas coadjuvante. Pessoa quer Fabiana na cabeça de chapa. Será que Nezinho vai aceitar?
Arapiraca/eleições 3
Os observadores descartam a possiblidade do prefeito Rogério Teófilo ir para disputa, mas com Célia Rocha como vice, talvez essa hipótese se concretize. Mesmo assim, esse grupo vai precisar de mais densidade eleitoral que poderá vir de uma aliança política com o deputado estadual Tarcizo Freire, que tem sido um trator nas eleições e que tem conquistado uma parcela considerável do povão.
Carneiros/ Neguinho
O atual prefeito de Carneiros, Geraldo Agra, o “Neguinho” vai para uma eleição tranquila sem adversários. Será a quarta eleição de Neguinho para prefeito em Carneiros, que já vem sendo chamada de a cidade do “Neguinho”. Mais popular que ele na cidade somente o Papa Francisco. Os eleitores não querem mais arriscar colocar a prefeitura em mãos erradas. Já tiveram essa experiência na gestão passada e sofreram bastante.
Tapera/ “Jarbas de novo”
Não tem jeito, o ex-prefeito de São José da Tapera, Jarbas Ricardo vai disputar pela nova vez a eleição para prefeito. A desastrosa gestão do prefeito José Antônio mais uma vez faz com que o povo peça “Jarbas de Novo”. Parece até feitiço, mas nos últimos 20 anos não apareceu um prefeito que conseguisse superar o carisma de Jarbas Ricardo. E para não ficar muito diferente Doutor Pedrinho para vice. Dupla imbatível, parece até Batman e Robin.
Piranhas/Expectativa
Em Piranhas o processo eleitoral em 2020 poderá não ter a atual prefeita Maristela Sena, como candidata. Há rumores que ela pode lançar outro nome e de preferência do Piau, para onde ela trabalhado incansavelmente nos últimos três anos de mandato. Resta saber também quem será o nome lançando pela oposição.
FPM
De acordo com dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o primeiro decêndio de julho de 2019, comparado com o mesmo decêndio do ano anterior, apresentou crescimento de 13,04%. No acumulado do ano, o total repassado aos Municípios no período de janeiro até o repasse de 10 de julho tem crescimento de 3,33% em relação ao mesmo período de 2018. Nos dois casos, já foi considerada a inflação do período.