Notícias

AL é exemplo na formação de professores, diz presidente de centro nacional de educação

Texto de Ana Carolina Lima

O trabalho desenvolvido por Alagoas em formações em tecnologia e inovação com professores da rede estadual recebeu elogios da diretora- presidente do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb), Lúcia Dellagnelo. Esta semana, a diretora esteve no estado para conhecer o Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologia para Professores (Efex) de Alagoas – situado no Cepa – e elogiou as atividades desenvolvidas na instituição desde sua implantação, em janeiro de 2018. O espaço inclusive foi objeto de filmagens para dois vídeos sobre os Efex e as parcerias do Cieb

Lúcia Dellagnol ao lado do coordenador do Cecite, Ednaldo Firmino (Foto: Valdir Rocha)

“Alagoas está dando exemplo do uso efetivo do Efex. O Cieb está muito feliz com essa parceria porque vemos algo que gostaríamos de ver em todos os Efex do Brasil: a proximidade muito grande com outros espaços de formação. Achamos que a formação para tecnologia não deve ser desassociada da formação para outras áreas como matemática, física e química. Aqui, vemos isso acontecendo de maneira integrada, que é o sonho que aconteça em todos os outros centros de formação de professores no Brasil”, afirma Lúcia Dellagnelo.

A diretora-presidente falou também da importância de formações voltadas para a utilização da tecnologia pelos professores. Para ela, a incorporação de recursos tecnológicos no processo de ensino faz com que o mesmo ofereça uma experiência inovadora de aprendizagem. O uso da tecnologia, no entanto, deve ser feito de forma inteligente para que o aprendizado adquirido seja eficaz.

Ações do Efex Alagoas são exemplo para o resto do Brasil (Foto: Valdir Rocha)

Abrangência – Para Ednaldo Firmino, coordenador do Centro de Ciência e Tecnologia da Educação (Cecite) – espaço que abriga o Efex –, saber que o trabalho desenvolvido no local é exemplo para o restante do país é a prova de que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está dando uma resposta à proposta do Cieb de um ambiente voltado para a formação de professores, de forma que os conhecimentos adquiridos cheguem aos estudantes.

“A Seduc vem trabalhando com muita propriedade neste sentido, não contemplando somente aos professores da capital – e consequentemente apenas as escolas de Maceió –, mas de todas as regiões do estado. Tivemos professores de diversas Gerências Regionais de Educação e isso é bacana, pois eles estão conhecendo esse espaço e, ao mesmo tempo, oportunizando um ensino diferente para seus alunos”, conta Ednaldo.

Ações do Efex Alagoas são exemplo para o resto do Brasil (Foto: Valdir Rocha)

Ele comenta, ainda, que os elogios de Lúcia Dellagnelo mostram que atividades caminham numa boa direção para a educação em Alagoas. “Nossa prática está servindo de referência para outros estados que têm interesse de implementar um espaço como esse. Muitos estão entrando em contato com a Secretaria para entender como funciona essa prática e o fluxo no Efex. A ideia é cada vez mais expandir todo esse trabalho”, adianta o coordenador.

Artigos relacionados
Notícias

Repórteres estrangeiros participam de debate gastronômico no RJ

O grupo de repórteres internacionais que compõem a press trip da Embratur no Rio de Janeiro (RJ) participaram de um…
Notícias

Portugal ocupa a 7ª posição no ranking de países mais seguros do mundo

Levantamento realizado pelo Índice de Paz Global aponta Portugal como p sétimo país mais seguro do mundo, num ranking liderado…
Notícias

Embratur participa de encontro que reúne associações internacionais de turismo de eventos e negócios na Bélgica

A gerente de Turismo de Reuniões, Incentivos e Negócios Internacionais da Embratur, Vaniza Schuler, participou, sexta-feira, 24, da 17ª Mesa…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :