ALAGOAS

Hospital da Mulher é inaugurado e começa a funcionar nesta segunda (30)

Texto de Luciana Buarque

Ao lado de cerca de 6 mil de alagoanos, o governador Renan Filho inaugurou, neste domingo (29), o Hospital da Mulher Dra. Nise da Silveira, o primeiro de Alagoas totalmente dedicado à saúde da mulher. A nova unidade, localizada no Poço, em Maceió, já abre as portas para atendimento ao público nesta segunda-feira (30).

Foram investidos, em recursos próprios, R$ 30,8 milhões na construção e cerca de R$ 8 milhões em equipamentos para a unidade, que tem 127 leitos, capacidade para mais de 200 partos e 6 mil atendimentos por mês, e mais um significado histórico: é o primeiro hospital público inaugurado na capital em quatro décadas.

“É um marco para a saúde de Alagoas. Há 40 anos não se construía um hospital em Maceió a partir do zero, e o Estado sequer tinha rede pública. Esse é um momento em que a saúde do Estado volta a receber investimentos capazes de melhorar a vida de todos os alagoanos, e nesse caso, especialmente, a vida das alagoanas”, afirmou Renan Filho em coletiva de imprensa.

 

Seis mil alagoanos, entre eles prefeitos, deputados estaduais e a bancada federal, acompanharam a inauguração (Márcio Ferreira e Felipe Brasil)

 

A inauguração contou com a presença de todas as deputadas estaduais e prefeitas alagoanas, prefeitos, deputados estaduais e toda a bancada federal. Entre eles, o senador Renan Calheiros, que destacou a superação do problema histórico de falta de leitos no estado. “Quando o governador Renan Filho assumiu o Governo do Estado, vocês lembram que Alagoas tinha um déficit de leito hospitalar muito grande. Enquanto vemos hospitais fechando no país, inclusive UPAs, o governador está reconstruindo a rede pública de saúde”, afirmou o senador.

Após a solenidade, autoridades e a imprensa acompanharam o governador em visita a alas do hospital, que, de acordo com Renan Filho, quer ser referência em humanização: “Queremos ser referência nacional em atendimento humano, proximidade com as famílias e estímulo ao parto natural. Vocês vão ver que sai aquele tipo de saúde antigo, que era gerida de maneira improvisada, e entram as melhores tecnologias e novas tendências”.

Seis mil alagoanos, entre eles prefeitos, deputados estaduais e a bancada federal, acompanharam a inauguração (Márcio Ferreira e Felipe Brasil)

 

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, falou sobre os serviços inovadores do hospital: “Teremos um ambulatório voltado exclusivamente ao público LGBT, o que é um grande ganho e inovação na saúde pública em Alagoas. Teremos aqui a Rede de Atenção à Vítima de Violência Sexual, com psicólogas, médicos legistas, agentes da Polícia Civil, para que a mulher violentada, ao invés de percorrer vários caminhos, venha somente ao Hospital da Mulher. E teremos, principalmente, o fortalecimento e resgate do parto humanizado”.

De acordo com o governador, o novo equipamento de saúde mais que duplica a oferta dos serviços em Maceió e aumenta a do interior do estado. “Isso quando o Brasil vive um momento de muita dificuldade”, destacou, confirmando também que até o final deste ano o Estado vai lançar o edital do concurso público para a Saúde.

Clique aqui para ver todas as especialidades e serviços do Hospital da Mulher.

Artigos relacionados
ALAGOAS

Alagoas alcança maior redução de violência da série histórica

Alagoas atinge o melhor resultado da série histórica na redução de crimes violentos letais intencionais, no acumulado de 2024. De…
ALAGOAS

Setur realiza visita técnica no primeiro empreendimento hoteleiro do município de Jequiá da Praia

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL) realizou, ontem, 04, uma visita técnica ao Hotel Transamérica Dunas de Marapé, o…
ALAGOAS

Paulo Dantas destaca parceria com Governo Federal durante entrega de viaduto em Porto Real do Colégio

O governador Paulo Dantas participou na terça-feira (3) da inauguração de um viaduto em Porto Real do Colégio, e destacou…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :