Notícias

Turistas reclamam do serviço de balsa em Porto de Pedras

Um dos grandes problemas da atividade turística do Litoral Norte, continua sendo a precariedade nos serviços de transporte de veículos nas balsas no rio Manguaba, que divide os municípios de Japaratinga e Porto de Pedras. As filas de espera chegam a 5 quilometros de extensão e a demora pode durar 2 horas.

A situação piora nos finais de semana e feriados, quando centenas de turistas chegam à região Norte e desejam conhecer a Rota Ecológica. A partir dai o passeio se torna uma dor de cabeça para quem deseja usar o serviço de travessia, nas toscas balsas de madeira, quase artesanais. Já que não existem abrigos, nem estrutura para os turista aguardarem fora do carro a chega da balsa.

Segundo taxistas, bugueiros e guias de turismos o serviço é uma concessão do Governo do Estado, através do Departamento de Estradas e Rodagens (DER, com a realização de processo licitatório da empresa, que monopoliza a atividade há mais de 20 anos.  Mesmo com tantas reclamações, nunca se se abriu a exploração para uma segunda empresa operar.

O prefeito de Porto de Pedras, Henrique Vilela, assim que assumiu a prefeitura cobrou da empresa, melhorias na prestação do serviço, mas não conseguiu, já que se trata de uma concessão estadual. O prefeito de Japaratinga, Junior Loureiro, também tentou e não conseguiu.

As reclamações continuam aumentando, assim como a demanda de turistas que buscam conhecer as belezas naturais do Litoral Norte, mas que têm que se submeter ao péssimo serviços prestado pela empresa, que monopoliza o transporte por balsa no rio Manguaba.

A solução, segundo os prestadores de serviços da atividade turística, seria cancelar o atual contrato, ou permitir que mais empresa também faça o transporte. Quanto existe o monopólio, a solução é a concorrência.

Artigos relacionados
Notícias

ANAC aprova o fim do uso de categorias de registro de aeronaves

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) publicou a Resolução nº 739/2024, de 21 de março, que extingue o conceito…
Notícias

MTur está com vagas abertas para curso de Condutor Náutico

Ministério do Turismo está com vagas abertas para o curso de Condutor de Turismo Náutico, realizado em parceria com a…
Notícias

Catedral de Notre Dame define data de reabertura

Uma Catedral de Notre Dame restaurada, severamente danificada no incêndio de abril de 2019, reabrirá diariamente para visitantes individuais, das…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :