ALAGOAS

Formação de grupo técnico garante limpeza e monitoramento das praias de Alagoas

Texto de Clarice Maia

De norte a sul de Alagoas, entidades fazem varredura para encontrar e limpar manchas de óleo nas praias. As equipes se dividem em avaliações por terra e por ar desde o início desta terça-feira (15). As ações estão sendo coordenadas pelo Grupo Técnico de Acompanhamento (GTA), formado após reunião que aconteceu na segunda-feira (14).

O Grupo é constituído por representantes dos órgãos estaduais – Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh); federais – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); e Marinha – Capitânia dos portos. Contando ainda com o apoio das secretarias de Meio Ambiente dos municípios atingidos.

Segundo Alex Gama, secretário executivo de gestão interna da Semarh, o GTA pretende “articular as ações dos órgãos, otimizar os recursos e dar suporte aos municípios na limpeza e melhor articulação para a coleta e disponibilização final desse material”, disse.

As equipes se dividem em avaliações por terra e por ar desde o início desta terça-feira (15) (Ascom/IMA)

Para a operacionalização das ações, o grupo conta com três helicópteros disponibilizados pela Marinha, Ibama e governo do Estado, além das embarcações do IMA e da Capitânia dos portos, que também disponibilizou o píer para embarque, desembarque e acomodação de materiais. O GTA deverá realizar reuniões, inicialmente, diárias para avaliação e definição de novas ações.

O Grupo fará, ainda, o registro diário da situação das praias, conforme informações repassadas pelos municípios. O Ibama estabelecerá uma espécie de protocolo para categorizar as manchas, por intensidade e ocorrência; as ações continuarão diariamente por terra, ar e mar; após a definição de possíveis ações emergenciais os esforços serão concentrados para limpeza e retirada dos materiais antes da subida de maré.

Ações

Nesta terça-feira (15), as ações acontecem em toda a costa alagoana. Nos municípios de Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres, a varredura é feita por terra, por equipes formadas por técnicos da Semarh, além de secretários municipais de meio ambiente e voluntários. Apenas em Porto de Pedras foram encontrados fragmentos até o momento.

Desde a Barra de Santo Antônio, passando por Paripueira e Maceió, a varredura ganha o reforço da equipe do Ibama, por terra, e sobrevoo da Capitania dos Portos. A vistoria está sendo feita por técnicos do IMA a partir da região sul de Maceió até à Barra de São Miguel, onde a equipe de Educação Ambiental faz um mutirão de limpeza junto com a prefeitura e comerciantes locais.

“Nós começamos também a verificação na região das fozes das lagunas e nos recifes de corais para monitorar e evitar maiores danos ambientais nesses ambientes”, comenta Ricardo César, coordenador de Gerenciamento Costeiro do IMA.

A partir da Barra de São Miguel, há uma equipe da Capitânia dos Portos se deslocando por todas as praias, em ações de vistoria por terra. O Ibama complementa a ação com a verificação através de sobrevoo. Em todos os municípios, os secretários foram contatados e orientados a fazer o recrutamento de pessoal para retirada imediata do óleo, caso haja aparecimento.

No litoral sul foram encontrados fragmentos também no município de Roteiro, praia do Gunga e em Jequiá da Praia – região da Lagoa Azeda. Nos dois casos, prefeitura, voluntários e comerciantes também fazem mutirão de limpeza.

No final da tarde desta terça-feira, uma nova reunião deverá definir as ações para a quarta-feira (16), e, na quinta (17), a equipe de Educação Ambiental do IMA organiza outro mutirão de limpeza, dessa vez na praia do Pontal do Peba, em Piaçabuçu.

Artigos relacionados
ALAGOAS

Turismo alagoano tem registro de crescimento em 75% nos créditos do Banco do Nordeste

O Banco do Nordeste (BNB) concedeu R$ 200 milhões em linhas de crédito ao longo de 2023 para empresas do…
ALAGOAS

Turismo alagoano tem registro de crescimento em 75% nos créditos do Banco do Nordeste

O Banco do Nordeste (BNB) concedeu R$ 200 milhões em linhas de crédito ao longo de 2023 para empresas do…
ALAGOAS

Paulo Dantas presenteia cônsul alemão com obra simbólica Alagoas Feito à Mão

O governador Paulo Dantas presenteou o cônsul-geral da Alemanha, Johannes Bloos, com um artesanato simbólico do programa “Alagoas Feito à…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :