Notícias

“Obrigado, mestre Dirceu!”: Renan Filho enaltece legado do historiador alagoano

O sepultamento do corpo do historiador Dirceu Lindoso será às 10 horas desta quarta-feira (16), no Cemitério da Piedade, em Maceió

NOTA DE PESAR

Recebi na manhã desta terça-feira, 15 de outubro, com imenso pesar, a notícia do falecimento de Dirceu Lindoso, aos 87 anos.

Alagoas se despede de um filho muito querido e guarda na memória, para sempre, sua obra que é patrimônio cultural alagoano. Dirceu Lindoso, nascido entre as belezas da beira-mar de Maragogi, é um gigante da cultura alagoana e soube disseminar seu conhecimento de maneira fértil.

Jornalista, poliglota e tradutor, poeta, romancista, antropólogo, escritor, etnólogo e sobretudo um historiador apaixonado por Alagoas, ele não apenas escreveu a história da nossa formação: ele a contou, em mais de dez livros, porque uma de suas paixões era contar histórias. E ainda existem muitos escritos seus inéditos, conforme ele mesmo disse em 2017, ao ser homenageado pela Universidade Federal de Alagoas, da qual é Doutor Honoris Causa desde 2011.

Um dos aspectos de sua obra é relevante. Graças ao trabalho de Dirceu Lindoso, os índios, escravos e seus descendentes deixaram de ser coadjuvantes e ocuparam o papel que lhes cabe, de protagonistas da História de Alagoas.

A tristeza que sinto ao dar adeus a Dirceu Lindoso é, também, o agradecimento do Estado de Alagoas pelo legado que ele deixa, uma herança que nos orgulha e enternece. Nossa solidariedade a toda a sua família.

RENAN FILHO – GOVERNADOR

Artigos relacionados
Notícias

Abertas as inscrições do curso em autismo e inclusão para profissionais de turismo

O Ministério do Turismo abriu inscrições para a 2ª edição do curso gratuito “Autismo, Acessibilidade e Inclusão”, realizado em parceria…
Notícias

Destinos de natureza brasileiros têm recorde de visitação em 2021

Após um ano de retomada gradual das atividades turísticas, alguns destinos de natureza do país registraram recorde de visitação em…
Notícias

Pesquisa mostra que população é favorável ao "passaporte de vacinação.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha e divulgada nesta segunda-feira (17) aponta que 81% dos entrevistados são a favor da…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :