Notícias

“Obrigado, mestre Dirceu!”: Renan Filho enaltece legado do historiador alagoano

O sepultamento do corpo do historiador Dirceu Lindoso será às 10 horas desta quarta-feira (16), no Cemitério da Piedade, em Maceió

NOTA DE PESAR

Recebi na manhã desta terça-feira, 15 de outubro, com imenso pesar, a notícia do falecimento de Dirceu Lindoso, aos 87 anos.

Alagoas se despede de um filho muito querido e guarda na memória, para sempre, sua obra que é patrimônio cultural alagoano. Dirceu Lindoso, nascido entre as belezas da beira-mar de Maragogi, é um gigante da cultura alagoana e soube disseminar seu conhecimento de maneira fértil.

Jornalista, poliglota e tradutor, poeta, romancista, antropólogo, escritor, etnólogo e sobretudo um historiador apaixonado por Alagoas, ele não apenas escreveu a história da nossa formação: ele a contou, em mais de dez livros, porque uma de suas paixões era contar histórias. E ainda existem muitos escritos seus inéditos, conforme ele mesmo disse em 2017, ao ser homenageado pela Universidade Federal de Alagoas, da qual é Doutor Honoris Causa desde 2011.

Um dos aspectos de sua obra é relevante. Graças ao trabalho de Dirceu Lindoso, os índios, escravos e seus descendentes deixaram de ser coadjuvantes e ocuparam o papel que lhes cabe, de protagonistas da História de Alagoas.

A tristeza que sinto ao dar adeus a Dirceu Lindoso é, também, o agradecimento do Estado de Alagoas pelo legado que ele deixa, uma herança que nos orgulha e enternece. Nossa solidariedade a toda a sua família.

RENAN FILHO – GOVERNADOR

Artigos relacionados
Notícias

Camping é opção de hospedagem na Festa do Peão de Barretos

Com expectativa de números positivos nesta 65ª edição, a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, que acontece de 18…
Notícias

Aeroporto de Londrina passa a oferecer serviço de reserva de estacionamento e mobile payment

Após parceria firmada em março deste ano entre CCR Aeroportos, maior operadora em número de aeroportos no país, e Estapar,…
Notícias

Estão abertas as inscrições para o curso de Libras para Atendimento ao Público

O Ministério do Turismo e o Instituto de Educação de Rondônia/Acelibras informam que estão abertas as inscrições para a 4ª…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.




Enter Captcha Here :