Notícias

João Pessoa perde JPA Travel para Fortaleza

Um exemplo de como é importante um bom aeroporto para o desenvolvimento do turismo, foi o que ocorreu com a transferência da JPA Travel Market de João Pessoa na Paraíba para Fortaleza, no Ceará. O anunciou foi realizado no encerramento do evento na última sexta-feira em João Pessoa e causou protestos do Governo Paraibano, que não se empenhou para melhorar o seu aeroporto.

Segundo Cláudio Júnior e Bruno e Breno Mesquita organizadores do evento a malha aérea foi mesmo o principal fator que levou a JPA Travel Market, a deixar a Paraíba e seguir com a feira para Fortaleza. Segundo eles, o crescimento do evento – que agora se chama Brazil Travel Market – está condicionado à saída de João Pessoa, já que sua atual oferta de voos e de leitos não comportou o aumento de participantes de um dos principais eventos do Nordeste.

“O nosso foco maior está na internacionalização. João Pessoa só recebe um voo internacional por semana, que é para a Argentina. Como vamos trazer mais estrangeiros com esse voo? Fortaleza é o hub da Gol, Air France-KLM, conta com voos da Air Europa e está em negociação com outras empresas. Agradecemos muito a todo o trade paraibano que nos apoiou nestes nove anos, mas a mudança foi necessária”, disse Claudio Junior.

Segundo os organizadores, as negociações começaram em novembro do ano passado, durante a WTM Londres. No passado, outros dois Estados (que eles optaram não revelar quais) já tinham feito uma proposta semelhante. “Antes queriam tornar a feira itinerante, assim como era a Abav no passado”, afirmou Breno.

Eles revelaram ainda que incentivos fiscais ajudaram na mudança, mas não entraram em detalhes. O que de fato tem até agora é que há um contrato de realização da Brazil Travel Market pelos próximos três anos em Fortaleza. As datas previstas para a realização dos encontros são, dias 23 e 24 de outubro, em 2020; 29 e 30, em 2021; e 21 e 22, em 2022.

Mas isto não está batido, já que Claudio revelou que há uma pesquisa em andamento para entender se os expositores preferem ter um dia a mais na programação da feira. “Para captar o estrangeiro, entendemos que três dias pode ser uma excelente saída. Mas queremos ouvir nossos parceiros e saber se eles acham isso também”, afirmou Junior.

CONCORRE COM ABAV E WTM?


Claudio disse que a internacionalização da feira começou a se tornar necessária quando o número de expositores do Brasil começou a cair, em razão da crise financeira que assolou o País nos últimos anos. No entanto, ele ressalta que foi a presença do fornecedores brasileiros que fizeram a Brazil Travel Market chegar a sua nona edição.

Questionados se a intenção seria concorrer com feiras como Abav Expo e WTM, os sócios e organizadores disseram apenas que querem estar no top 3 das feiras de Turismo no Brasil. “Pregamos pela qualidade, e não pela quantidade. Muitas feiras divulgam que receberam dez ou 15 mil visitantes, mas contabilizam todas as entradas de uma única pessoa. A gente conta pelo CPF. Ou seja, você pode entrar e sair aqui que contaremos apenas como um visitante”, disse Breno.

 

 

Artigos relacionados
Notícias

Número de municípios com maior fluxo turístico no Mapa do Turismo Brasileiro é ampliado em 151% 

O número de municípios brasileiros com maior fluxo turístico e empregos no setor foi ampliado em 151%. Essa foi a…
Notícias

Encontro discute ações para primeira convenção da Hotel DO em Alagoas

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL), Gabriel Cedrim, e demais integrantes da diretoria participaram,…
Notícias

Chamada pública do MTur credencia agências de viagem interessadas em receber turistas chineses

Agências brasileiras de viagem que desejam receber turistas chineses no país em 2025 já podem se cadastrar junto ao Ministério…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :