Notícias

Fapeal anuncia R$ 300 mil para edital de apoio à participação de eventos em 2020

Texto de Deriky Pereira

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) comunica o lançamento do Edital de Auxílio à Participação em Reunião Científica no Brasil ou no Exterior (ARC) para 2020. Os recursos, oriundos do Governo de Alagoas, somam R$ 300 mil. O edital visa cobrir, parcial ou integralmente, despesas de pesquisadores na apresentação de trabalho em congresso, seminário ou reunião científica de curta duração no Brasil ou no exterior.

As propostas devem ser submetidas exclusivamente por meio do endereço eletrônico e devem seguir as instruções dispostas no item 6 do edital disponível aqui. Os doutores devem ficar atentos às etapas de avaliação e julgamento, que seguirão algumas diretrizes, tais como análise técnica, avaliação de mérito, relevância e classificação para, assim, serem deliberados pela Diretoria Executiva de Ciência e Tecnologia (DECT) da Fapeal como recomendadas ou não.

O edital reforça ainda que a qualidade do currículo científico dos concorrentes e a reconhecida relevância e/ou representatividade da ocasião para a área de conhecimento abordada também se encontram entre os critérios que serão considerados para a classificação das propostas.

Além disso, sob estrita justificativa, a Fundação poderá apoiar, excepcionalmente, a participação de alunos dos ensinos Médio ou Técnico da rede estadual ou privada, graduandos e pós-graduandos de instituições universitárias ou centros acadêmicos. Para isso, é necessária a comprovação de histórico extraordinário que justifique o pleito e que explicite o caráter excepcional do trabalho aceito em evento de importância na respectiva área de conhecimento.

Cronograma de submissão

Para o edital de 2020, a Fapeal reforça que os doutores fiquem atentos aos prazos de submissão, subdivididos em três períodos:

Para eventos realizados de abril a junho de 2020, as propostas devem ser enviadas até o dia 21 de novembro e o resultado final será divulgado em 27 de fevereiro de 2020;

Aos eventos de julho a setembro, as propostas devem ser submetidas de 15 de janeiro a 17 de fevereiro do ano que vem e o resultado será divulgado em 22 de abril daquele ano;

Já para os eventos ocorridos de outubro ao final de dezembro, os doutores devem enviar propostas de 9 de abril a 11 de maio de 2020 e o resultado final será publicado em 4 de agosto.

É importante destacar que as propostas submetidas fora do período não serão enquadradas. Para conferir o edital, quadro de pontuação, informações complementares e demais orientações para submissão, clique aqui.

Artigos relacionados
Notícias

MTur oferece oito mil vagas em cursos profissionalizantes

Está aberto edital do Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul),…
Notícias

Autoridade de aviação civil de Singapura e ANAC assinam memorando sobre segurança operacional

Foi assinado o Memorando de Entendimentos (MoU, na sigla em inglês) entre a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e…
Notícias

Embratur discute Projeto de Lei que regulamenta programas de milhagens aéreas

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, recebeu a visita do deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM), autor do Projeto de Lei…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :